Uma jiboia surpreendeu funcionários de uma oficina mecânica no bairro Planalto de Carapina, na Serra, ao ser encontrada escondida embaixo do capô de uma caminhonete.

A Fiscalização de Meio Ambiente da Serra foi acionada e realizou o resgate da serpente. A equipe confirmou que se tratava de uma jiboia adulta em bom estado de saúde.

Logo após o atendimento, registrado na manhã de segunda-feira (6), o animal foi devolvido ao seu habitat natural, sendo solto na Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro, uma das principais reservas ecológicas do município.

Segundo a Prefeitura da Serra, esse tipo de ocorrência é mais comum do que se imagina, principalmente em áreas próximas a regiões de mata. As cobras, em busca de abrigo ou alimento, podem acabar entrando em residências, veículos ou estabelecimentos.

A Secretaria de Meio Ambiente reforça que a população não deve tentar capturar ou manusear animais silvestres. A recomendação é manter distância e acionar as equipes especializadas para garantir a segurança tanto das pessoas quanto do animal.

Em casos semelhantes, os moradores podem entrar em contato com a Fiscalização de Meio Ambiente pelo telefone (27) 99951-2321 ou pelo aplicativo Colab, canal oficial para registro de ocorrências ambientais no município.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.