Uma cápsula espacial que transportava cinzas de 166 pessoas de volta para suas família foi perdida pela startup alemã The Exploration Company (TEC). Segundo informações de jornais nacionais e internacionais, a perda do “Nyx Mission Possible” está sendo investigada.
Os jornais informaram que a cápsula completou duas voltas ao redor do planeta no fim de junho e seria posteriormente entregue às famílias. No entanto, a comunicação com o dispositivo foi perdida durante a reentrada programada na atmosfera.
O serviço tem um custo que varia entre 3,4 mil e 49,9 mil dólares, o que equivale a cerca de R$ 19 mil e R$ 274 mil.
Além disso, a cápsula levava material vegetal e sementes de cannabis, como parte de uma pesquisa científica que analisava os efeitos da microgravidade e como a planta poderia reagir em condições semelhantes às de Marte.
O que a empresa diz sobre a perda da cápsula espacial?
Em uma declaração publicada no LinkedIn, a TEC afirmou que havia restabelecido o contato com a cápsula durante a reentrada no planeta, após um blecaute padrão causado pelo calor, mas perdeu o contato novamente em seguida:
“A partir de uma altitude orbital de 550 quilômetros, a cápsula reentrou com sucesso de forma controlada, com a comunicação restabelecida após o aquecimento máximo. No entanto, as comunicações foram perdidas a 26 quilômetros de altitude, pouco antes da fase que precede a abertura dos paraquedas”.
“Para compreender melhor o ocorrido, estabelecemos uma equipe de investigação independente. As conclusões serão compartilhadas com nossos clientes, investidores e equipes internas”.