
Após o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela, quando o presidente Nicolás Maduro foi capturado, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando um jornal chileno supostamente confundindo o líder venezuelano com o apresentador brasileiro Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho.
A foto do apresentador teria sido usada pelo jornal para noticiar a captura de Maduro pelos EUA no último sábado (03), porém a imagem exposta nas redes sociais trata-se de uma montagem.
A transmissão original do telejornal Meganotícias foi ao ar em 24 de fevereiro de 2024 e a foto de Maduro estava correta. Na ocasião, o noticiário falava sobre os países aliados da Rússia e da Ucrânia na guerra que, na época, completava dois anos.
Na imagem original aparecem os aliados da Ucrânia: o então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o presidente da França, Emmanuel Macron; o então primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson; e o então chanceler da Alemanha, Olaf Sholz.
Em seguida, as fotos mudam e aparecem os aliados da Rússia: o presidente da China, Xi Jinping; o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko; o da Venezuela, Nicolás Maduro; e o então presidente do Irã, Ebraim Raisi.
Na imagem manipulada, Ratinho é colocado no local de Maduro e o presidente da China, Xi Jinping, é substituído pelo personagem de desenho Ursinho Pooh.
A foto viralizou em diversas contas e plataformas digitais, o que fez diversos de usuários acreditarem no conteúdo.
O próprio apresentador de TV compartilhou a publicação em sua conta oficial do Instagram em tom de brincadeira.
*Com informações do Estadão, Terra e Metrópoles.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel