A atriz e escritora capixaba Elisa Lucinda se pronunciou sobre a prisão da sobrinha, a cineasta capixaba Bárbara Marques, detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE).
A prisão de Bárbara aconteceu durante uma audiência com o ICE em Los Angeles no último dia 16 de setembro.
Elisa Lucinda afirmou, em uma rede social na noite desta segunda-feira (29), que a família aguarda por uma decisão do juiz sobre o caso.
Conforme publicado pelo Folha Vitória, o advogado de Bárbara interpôs um recurso em defesa dos direitos da brasileira.
Leia a íntegra do pronunciamento de Elisa Lucinda:
“Oi, gente querida. Minha sobrinha, Bárbara Mariana, que vive em Los Angeles, foi detida, sim, pelo serviço de imigração americano. E nesse momento, atendendo à recomendação do advogado, a família tomou a decisão de aguardar algumas horas para que o juiz possa se manifestar sobre a petição em defesa de Bárbara e em favor do retorno dela a Los Angeles, onde vive, é casada e trabalha. Agora estamos na expectativa da decisão do juiz em favor dela, como primeiro resultado processual. Vamos ter que aguardar mais algumas horas para termos novas informações oficiais e atualizadas. Aí coloco aqui. Agradeço o carinho de todo mundo.”
Entenda o caso
A cineasta capixaba Bárbara Marques vive e trabalha há anos nos Estados Unidos e se casou com o ator americano Tucker May em abril deste ano.
Ela buscava os meios legais para conseguir o green card, que é um documento de residência permanente concedido pelo governo dos Estados Unidos a cidadãos estrangeiros.
No último dia 16, a capixaba esteve em uma reunião com agentes de imigração no prédio federal do Centro de Los Angeles, de onde saiu presa.
O marido de Bárbara ficou dias sem notícias da esposa e chegou a dar a brasileira como desaparecida, mas atualizou as publicações dizendo que conseguiu contato com Bárbara no último domingo (28).
Ela está detida em um campo de detenção na Louisiana. Após quase 3 dias de viagem algemada, com períodos de mais de 12 horas sem comida ou água e sem cama para dormir. Ela não tem antecedentes criminais, mas está recebendo tratamento desumano que não seria aceitável nem mesmo para criminosos experientes.
Tucker May, marido de Bárbara
Família diz que confia na Justiça
A família de Bárbara Marques compartilhou uma nota sobre o assunto nesta segunda-feira. No texto, a família agradece as manifestações de solidariedade e informa que a capixaba seguiu todos os trâmites legais e apresentou aos órgãos competentes todos os documentos necessários para emissão do green card.
Diante disso, a nota afirma que a família aguarda uma decisão judicial com confiança na Justiça.
Leia a íntegra da nota compartilhada pela família de Bárbara:
“Agradecemos e estamos sensibilizados com as manifestações de solidariedade e a disponibilidade em colaborar. No momento, carecemos de informações oficiais e atualizadas sobre o processo judicial em curso.
O advogado que atua na causa interpôs um recurso para defesa dos direitos da Bárbara, uma vez que ela seguiu todos os trâmites legais e apresentou aos órgãos competentes todos os documentos necessários para emissão do Green Card.
Sendo assim, aguardamos, com muita confiança na justiça, uma decisão judicial. Tão longo tenhamos acesso ao teor da decisão informaremos a todos os próximos passos do processos.
Gratidão a todos!”