
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, afirmou nesta segunda-feira (13) que “hoje é um ótimo dia para a paz”, fazendo referência ao cessar-fogo em Gaza e a liberação de todos os reféns israelenses pelo Hamas.
Em coletiva juntamente com o primeiro-ministro da Eslovênia, Rutte ainda reafirmou o apoio da Otan à Ucrânia e pediu união dos países-membros para se defender contra os “ataques sistemáticos da Rússia“.
Hamas e Israel deram fim à guerra após dois anos
O acordo de cessar-fogo entre o governo de Israel e o Hamas foi anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, na quarta-feira (8). Após o anúncio do plano, israelenses e palestinos celebraram nas ruas.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza entrou em vigor às 12h no horário local (6h no horário de Brasília) da última sexta-feira (10).
Reféns israelenses foram liberados pelo Hamas
Após 738 dias de cativeiro, os 20 reféns vivos dos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023 foram libertados pelo grupo nesta segunda-feira (13).
Eles foram devolvidos em duas fases, sete nas primeiras horas da manhã e um segundo grupo de 13 reféns transferido em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, informou a emissora pública israelense.
Israel confirmou que os 20 reféns já chegaram ao país. Matan Angrest, Gali Berman, Ziv Berman, Alon Ohel, Eitan Horn, Omri Miran e Guy-Gilbo Dalal foram os sete primeiros à retornarem ao país. Os outros 13 (veja a lista completa abaixo) também já estão com as forças israelenses.