Conclave

Quem vai anunciar o nome do novo papa?

A escolha do novo líder da Igreja Católica foi confirmada com a fumaça branca; anúncio oficial é feito da sacada da Basílica de São Pedro

Foto: Reprodução/ Vatican News
Foto: Reprodução/ Vatican News

O novo papa foi escolhido após dois dias de conclave no Vaticano, em Roma. O anúncio foi realizado durante a tarde desta quinta-feira (08). A fumaça branca saindo da Capela Sistina sinalizou que o papa foi escolhido pelo grupo de cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina.

Este será o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.

O nome do novo pontífice ainda não foi revelado. O responsável pela tarefa do anúncio é o cardeal protodiácono, cargo ocupado atualmente pelo francês Dominique Mamberti. Ele participou do conclave e, caso não seja o eleito, será ele o responsável pelo anúncio na varanda da Basílica de São Pedro.

Este será o texto que será ido:

Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor [primeiros nomes], Cardeal da Santa Igreja Romana [sobrenome], que se impôs o nome de [nome adotado como papa]

Antes de aparecer para os fiéis na sacada, o novo papa primeiro escolhe a batina e ele também escolhe qual será o seu nome enquanto pontífice, que será anunciado logo em seguida.

Por fim, o papa faz sua primeira aparição oficial com seu nome do pontificado e enquanto pontífice. Ele faz uma benção aos fiéis reunidos, o juramento e ainda, normalmente, uma primeira declaração para o mundo.