O Museu do Louvre, em Paris, foi alvo de um roubo de valor inestimável na manhã deste domingo, 19. O crime teve ares cinematográficos e durou apenas sete minutos.
Segundo o Ministério da Cultura da França, o roubo ocorreu na Galeria Apolo, que abriga a Coleção Real de Gemas e os Diamantes da Coroa. Duas vitrines de alta segurança foram alvo dos assaltantes, e oito objetos de valor inestimável foram levados:
- Tiara das rainhas Marie-Amélie e Hortense;
- Colar de safira das rainhas Marie-Amélie e Hortense;
- Par de brincos de safira das rainhas Marie-Amélie e Hortense;
- Colar de esmeralda de Marie-Louise;
- Par de brincos de esmeralda de Marie-Louise;
- Broche relicário;
- Tiara da imperatriz Eugénie;
- Broche para corpete da imperatriz Eugénie.
“Graças ao profissionalismo e à ação rápida dos funcionários do Museu do Louvre, os criminosos foram postos em fuga, deixando para trás seus equipamentos e um dos objetos roubados, a coroa da imperatriz Eugénie, cujo estado está atualmente sob análise”, diz o comunicado do ministério. A coroa da imperatriz, mulher de Napoleão III, conta com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas.
Ainda de acordo com a pasta, um dos funcionários conseguiu impedir uma tentativa de incêndio. Nenhum trabalhador ou visitante ficou ferido.
Como foi o roubo do Museu do Louvre
Por volta das 9h30 (4h30 no horário de Brasília), os criminosos chegaram às proximidades de uma área em obras do museu com um guindaste. Usando um elevador de carga e esmerilhadeiras, eles cortaram as janelas e entraram no prédio.
O foco da ação foi a Galeria Apolo, que armazena joias da realeza francesa. Os criminosos arrombaram duas vitrines e fugiram em scooters. Ao todo, a ação durou sete minutos.
Em sequência, o local precisou ser evacuado. Um grupo de brasileiros registrou o momento em vídeo.
Brasileiros gravam saída do Museu do Louvre durante roubo que levou joias inestimáveis
00:47
Karen Ligeiro Schlickmann, de 31 anos, e Danilo Carvalho Gomes, de 36, estavam no museu na manhã de domingo, quando o local foi vítima de uma invasão. Crédito: Karen Ligeiro Schlickmann e Danilo Carvalho Gomes
O Museu do Louvre também já foi alvo de outros roubos históricos, incluindo um em que a famosa Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, foi levada em 1911.
Segurança
Segundo o Ministério da Cultura, o projeto para o Louvre anunciado pelo Executivo francês em janeiro prevê um novo plano de segurança, que está começando a ser implementado. Ele inclui:
- cumprimento das medidas de segurança, que estão sendo aprimoradas com a implantação de câmeras de nova geração;
- detecção perimetral;
- novo centro de controle de segurança.
Por fim, a pasta afirma que foi aberta uma investigação para apurar o roubo deste domingo.