Luto

Irmã Otília, o "Anjo de Cachoeiro", morre aos 91 anos

Ela levava palavras de fé e conforto a pacientes da Santa Casa de Cachoeiro e lutava contra um câncer no fígado. Prefeitura decretou luto oficial

Irmã Otília, o “Anjo de Cachoeiro”, morre aos 91 anos Irmã Otília, o “Anjo de Cachoeiro”, morre aos 91 anos Irmã Otília, o “Anjo de Cachoeiro”, morre aos 91 anos Irmã Otília, o “Anjo de Cachoeiro”, morre aos 91 anos
Irmã Otília
Reprodução/Santa Casa de Cachoeiro

A freira Maria Joana Otília, conhecida como irmã Otília, o “Anjo de Cachoeiro”, morreu na tarde desta segunda-feira (26) aos 91 anos. A morte da religiosa foi informada pela Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Ela lutava contra um câncer no fígado.

Registrada como Sebastiana Rodrigues Valadão, irmã Otília ficou mais conhecida pelo nome religioso e pelo trabalho que realiza visitando pacientes da Santa Casa. Ela fazia visitas regulares e aos internados, levando palavras de fé e conforto.

LEIA TAMBÉM:

Em 2023, irmã Otília chegou a ficar internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. Enquanto esteve internada, a religiosa chegou a gravar um vídeo agradecendo as orações por sua saúde. Ela recebeu alta seis dias depois. 

A Diocese de Cachoeiro emitiu uma nota de falecimento.

Veja a postagem:

A Prefeitura de Cachoeiro decretou três dias de luto oficial na cidade em função da morte de irmã Otília, “em reconhecimento à trajetória de dedicação ao próximo e relevante serviço prestado ao município”.

Irmã Otília, o “Anjo de Cachoeiro”

Sétima filha de 14 irmãos, irmã Otília nasceu em Oliveira, em Minas Gerais, em 1966. Segundo a mesma, aos 17 anos afirmou ao bispo sua vontade de ser freira, durante uma visita do religioso à sua cidade natal.

O bispo a encaminhou para um colégio religioso ainda em Minas Gerais e, em 1960, recebeu o hábito religioso. Nove anos depois, fez os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

A freira passou por diversas cidades, como Colatina e Vitória, no Espírito Santo; Araxá e Governador Valadares, em Minas Gerais; além de municípios do Rio de Janeiro.

Desde 1966 esta em Cachoeiro e morava na residência das irmãs localizada no Colégio Jesus Cristo Rei, sede da Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia.

No início de 2023 foi indicada ao título de Cachoeirense Presente nº 1 de 2023. Além de ser homenageada na Casa com os títulos de Cidadã Cachoeirense e de Mulher Cachoeirense.

Hospital lamenta morte: “Amor incondicional ao próximo”

A Santa Casa de Cachoeiro manifestou tristeza com a morte da religiosa e destacou sua fé e humanidade.

Irmã Otília foi exemplo de humildade, dedicação e amor incondicional ao próximo. Sua história e seu legado de fé e cuidado com os mais necessitados permanecerão vivos entre nós.

Também foi informado que o velório será realizado nesta terça-feira (27), a partir das 7h na capela da Santa Casa de Cachoeiro

Na quarta-feira (28), o velório continua na Catedral de São Pedro a partir das 6 horas e às 9 horas será realizada uma missa de corpo presente.

Já o sepultamento será na quarta-feira (28) no cemitério do bairro Coronel Borges, às
10h30.

Governador lamenta morte de Irmã Otília

Pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB) lamentou a morte da religiosa e expressou solidariedade a familiares e amigos.

“Recebo com pesar a notícia do falecimento de Irmã Otília. Mulher de fé, dedicou sua vida ao cuidado de enfermos e amor ao próximo. Que Deus conforte os corações de seus familiares, amigos e de todos que foram tocados por sua missão”, disse.