
Morreu na manhã deste sábado (22), aos 98 anos, Ilaria Rossi de Vasconcellos, figura de grande importância para a cidade de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Ela era avó do prefeito da cidade, Renzo Vasconcelos (PSD), e esposa do advogado e fundador do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Pergentino de Vasconcellos.
A Prefeitura de Colatina lamentou a morte de Ilaria, “matriarca de uma família que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento educacional, social e comunitário da cidade.” Para a gestão, ela deixa um legado marcado pela serenidade, firmeza, valores e “presença humana que atravessou gerações”.
Ilaria morreu de causas naturais às 4h56. O velório é realizado na Arena UNESC, em Colatina, nesta manhã, e o enterro será realizado às 17h, no Cemitério São Vicente.
Quem foi Ilaria Vasconcellos
Sem ocupar cargos públicos, Ilaria, como mãe e esposa, acompanhou por mais de 70 anos a construção de projetos voltados à educação superior, à saúde e ao desenvolvimento comunitário de Colatina.
Para a prefeitura, ela teve papel essencial na “sustentação familiar e no apoio às iniciativas que ajudaram a moldar o município.”
Ela era conhecida pela elegância, gentileza e acolhimento e estava sempre presente em eventos familiares, acadêmicos e comunitários.
Homenagem
O prefeito Renzo Vasconcelos, neto de Ilaria, prestou homenagem nas redes sociais:
“Hoje nos despedimos da minha amada avó. Uma mulher de fé, generosidade e amor intenso, que marcou nossas vidas com sua doçura e força”.
A Prefeitura de Vitória também manifestou pesar e, “em reconhecimento à sua trajetória e relevância”, decretou luto oficial de três dias na Capital.