Cleir Santos, dona do Bar da Cleir, morre aos 66 anos
Cleir Santos tinha 66 anos. Foto: Instagram/@bardacleir

A comerciante Cleir Santos, dona do tradicional Bar da Cleir, no bairro Santo Antônio, em Vitória, morreu nesta quarta-feira (14), aos 66 anos. A informação foi compartilhada por meio das redes sociais do próprio estabelecimento.

Na publicação, funcionários do bar informam a clientes e amigos de Cleir sobre o falecimento e que em breve informações sobre velório e sepultamento serão compartilhadas.

Comunicamos a todos clientes e amigos que, depois de três meses incansáveis lutando para se recuperar de um problema pulmonar grave, Deus chamou nossa guerreira para junto dele. Cleir faleceu hoje depois de muita luta para se recuperar, mas Deus não quis assim“.

Comunicado na página oficial do Bar da Cleir

Diversos amigos e frequentadores do bar lamentaram a morte da comerciante, que foi lembrada por sua simpatia e talento na cozinha. “Melhor moqueca do Espírito Santo”, comentou uma internauta.

Outro frequentador do bar classificou a partida de Cleir como uma perda não só para Vitória, mas para todo o Espírito Santo. “Uma grande perda para nosso Espírito Santo! Memorável Cleir, meus sentimentos à família”, afirmou.

Outra freguesa assídua relatou sentir falta da cozinheira durante o período em que esteve afastada do bar e disse que sua ausência será sentida.

“Vai fazer muita falta assim como já vinha fazendo. Foi um prazer conhecer esse ícone de mulher e poder saborear da melhor moqueca que já comi na vida”, disse.

Homenagem de escola de samba

Além de famosa por sua culinária e pelo bar, Cleir também era conhecida como torcedora fanática da escola de samba Novo Império, e participava ativamente da agremiação como diretora. Pelas redes sociais, a escola prestou homenagem à diretora e amiga de longa data.

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de nossa amada diretora Cleir Climaco, uma pessoa ímpar do departamento de harmonia e evolução da Novo Império. Você ficará viva em nossos corações. Combateu o bom combate, foi e sempre será exemplo de força a todos nós”, disse a direção da escola.

Mais de 30 anos dedicados à moqueca capixaba

Cleir era uma orgulhosa capixaba e nas próprias redes sociais deixava claro: “há 30 anos fazendo moqueca”.

A empresária abriu o Bar da Cleir no ano de 1994, já no bairro Santo Antônio, na região de Caratoíra. Nascida e criada no local, decidiu manter acesa a tradição da culinária capixaba e as raízes da família. O bar é um dos mais tradicionais da região e virou ponto de encontro, com clientes apreciando as delícias da cozinha até de madrugada.

Cleir era mãe de dois filhos e tinha uma neta. Como diretora da Novo Império, sempre tinha orgulho em declarar que o samba corria em seu sangue.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.