
O jornalista e médico Luiz Antônio Albuquerque, de 76 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (5), em Vitória, enfrentando o segundo câncer de sua vida. Luiz Antônio participou da fundação da TV Vitória, primeiro veículo de comunicação da Rede Vitória, em 1984.
Irmã de Luiz Antônio, a radialista Maria Rogéria do Nascimento Campos contou que foi o irmão quem a levou para a TV Vitória.
“Ele foi chamado para montar a TV Vitória e me chamou para trabalhar com ele. Meu irmão viajou, eles compraram os equipamentos, ele fez parte da montagem da TV e depois da rádio. Ele trabalhou muitos anos na Rede Gazeta também e depois foi para a TV Capixaba. E depois foi para a TV Antena 10, no Piauí”, relatou a radialista.
Luiz Antônio e Rogéria nasceram em Palmeira dos Índios, Alagoas, onde o jornalista deve ser enterrado. Ele trabalhou na TV Vitória por mais de 20 anos. Já a irmã ficou na emissora por 39 anos, onde se aposentou.

Jornalista realizou o sonho de ser médico
Desde criança Luiz Antônio alimentava o sonho de ser médico, mas a vida o levou para o jornalismo, onde fez carreira. Foi após os 70 anos que ele conseguiu fazer a faculdade de Medicina, na Bolívia.
O jornalista se formou em julho deste ano, mas não deu tempo de praticar a profissão. “Na formatura ele já estava doente. E aí, não teve tempo de realizar uma consulta sequer. O sonho dele era ser médico”, detalhou a irmã.
Câncer
Em março deste ano, Luiz Antônio descobriu um câncer de próstata. Ele fez tratamentos em São Paulo, voltou para Vitória e estava bem, segundo a irmã. Mas há cerca de um mês foi descoberto o segundo câncer, desta vez no pulmão.
“Em um mês, ele foi para o hospital e morreu, hoje (5), às 7h10 da manhã. Foi devastador. Uma coisa que era minúscula, de repente já tinha tomado o pulmão. Ele fez drenagem, mas não teve jeito. Nem chegou a fazer quimioterapia”, contou a radialista.
Jornalista deixou boas lembranças para irmã e filha
Para Rogéria, ficam as lembranças boas e a memória de ter sido muito apoiada pelo irmão. “Ele me ajudou muito. Quando me chamou para trabalhar com ele, me salvou, me deu dignidade. Tudo o que eu tenho hoje, eu devo a ele. Ele sempre fez tudo por mim. É um irmão que eu nunca vou esquecer na minha vida”, registrou.
Jornalista como o pai, Janaína Albuquerque contou que foi graças a Luiz Antônio que se apaixonou pelo jornalismo.
Aos 5 anos, comecei a frequentar a TV Vitória por causa do meu pai e tenho muito orgulho do jornalista que ele foi. Tenho muito orgulho da história da comunicação no Espírito Santo, que não tem como não citar ele. Creio que todas as pessoas que passaram pelas emissoras há 30, 40 anos atrás sabem quem foi Luiz Antônio Albuquerque.
Janaína Albuquerque, filha de Luiz Antônio Albuquerque
Janaína também falou do sonho do pai de ser médico. “Depois de aposentado, inquieto e em busca de realizar seus sonhos, ainda foi cursar medicina e conseguiu finalizar a vida dele, tendo realizado esse sonho de se formar em medicina. Então, todas as homenagens possíveis a Luiz Antônio Albuquerque, que realmente fez história na comunicação capixaba, e a família tem muito orgulho”, registrou.
O traslado do corpo para Alagoas deve ser realizado ainda nesta quarta. O velório e o enterro serão na cidade natal do jornalista, Palmeira dos Índios.