
O médico gastroenterologista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Mário Tadeu Penedo Borges morreu nesta segunda-feira (24). O corpo foi velado e sepultado no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, nesta terça-feira (25).
A informação foi repassada pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes). Mário Tadeu atuou no Departamento de Clínica Médica da Ufes e, segundo a universidade, teve carreira marcada pela defesa da Humanização em Saúde.
Em entrevista concedia em 2012 à TV Ales, da Assembleia Legislativa, o médico afirmou que a medicina deve sempre se preocupar com as pessoas.
“Só existe uma Medicina verdadeira, chamada Medicina da Pessoa. Não existe a Medicina de tratar a doença, existe a Medicina de você tratar a pessoa, que inclui também a doença”, afirmou na ocasião.
No ano seguinte, Mário Tadeu Penedo Borges fez campanha pela então Câmara Técnica de Humanização do Hucam pela reforma da Capela Santa Terezinha do Menino Jesus, no campus da Capital.
Na ocasião, parte dos recursos foi proveniente da venda do livro “A Lua Cheia Nasce para Todos”, de autoria do professor. A venda do livro representou 30% da arrecadação. O restante foi obtido por meio de doações de empresas e pessoas físicas.