
O professor aposentado Sebastião Antônio Malta Varejão, pai do ex-jogador de basquete da NBA Anderson Varejão, morreu nesta quinta-feira (04) aos 83 anos, em Fradinhos, Vitória.
Natural de Vitória, Sebastião Varejão era muito conhecido na região de Fradinhos, onde morava. Ele era professor aposentado, tendo dado aula na antiga EAFST (Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa), atual Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo).
Segundo a família, ele sofria de fibrose pulmonar crônica e fazia uso de oxigênio há cerca de 4 anos. Ele morreu em casa, que era seu desejo.
Sebastião Varejão também chegou a jogar basquete na juventude. Ele praticou o esporte a nível escolar e universitário, mas nunca chegou a se profissionalizar. Ele também foi recordista em modalidades individuais de atletismo e foi eleito melhor atleta universitário na década de 1960.
Foi o pai quem incentivou todos os cinco filhos a seguirem o caminho do basquete. Anderson Varejão se tornou um dos grandes ídolos do basquete brasileiro e atualmente é embaixador da Seleção Brasileira e do Cleveland Cavaliers, da NBA. Além dele, Sandro Varejão, o filho mais velho, também foi jogador de basquete, tendo defendido a Seleção Brasileira.
Sebastião deixa esposa, os cinco filhos e 10 netos. A cerimônia de despedida a Sebastião começa às 10h desta sexta-feira (05), na casa em que ele morava em Fradinhos, Vitória, e seguirá até o sábado (06), às 10h. O corpo será cremado.