Dorion Soares
– joalheiro e especialista em gemas

E quando falamos da Água Marinha, o Espírito Santo figura como a menina dos olhos do país. As pedras são extraídas em sua grande maioria da região de Itarana e Itaguaçu e exportadas para diversos países. Também na região entre Santa Maria de Jetibá e Itarana se destaca a extração de Andaluzitas, gemas que, além daqui, só são encontradas na Bahia e no Sri Lanka.
Enquanto o ramo da joalheria no Brasil cresce, pela qualidade das gemas e dos designers, reconhecidos internacionalmente, o consumo desses produtos ainda se baseia nas tendências da moda e na aparência, ficando em segundo plano o seu valor de investimento e o seu caráter contemplativo. Assim como todo bem de consumo, quanto mais informações reunimos sobre um produto, maior o aproveitamento que temos dele. E quando se trata de gemas, temos um vasto território a explorar. Através delas, inclusive, é possível contar boa parte da história do planeta.
Muito além de um símbolo de luxo e poder, as joias carregam consigo um valor inestimável, criado pela natureza em um processo geológico de milhões de anos de duração. Em seu estado bruto, a pedra preciosa já se caracteriza numa verdadeira obra de arte elaborada no subsolo. Por isso, ao se adquirir uma joia, estamos vivendo a experiência fascinante de possuir um artefato magnífico e de brilho eterno. Com todas as suas peculiaridades do mercado de pedras, o luxo está, não apenas no seu valor financeiro, mas no mistério, no encanto e na magia do mundo das joias.