Resenha da obra "Paixão por Vencer", de Jack Welch e Suzy Welch

O livro “Paixão por Vencer”, escrito por Jack Welch com a coautoria de sua esposa, Suzy Welch, foi publicado pela primeira vez em 2005. A obra foi produzida após a aposentadoria do autor na General Eletric (GE) e aborda diversos aspectos sobre gestão e liderança empresarial.

Welch foi contratado pela GE em 1960 para atuar como engenheiro químico júnior e, ao longo dos anos, ocupou diversas posições de liderança, sendo reconhecido pela capacidade de aumentar a eficiência e a lucratividade das divisões sob seu comando. Em 1981, foi nomeado para o cargo de CEO da empresa, o qual desempenhou até 2001, quando se aposentou.

Suzy Welch, coautora da obra e esposa de Jack Welch, é jornalista e escritora especializada em negócios, que conferiu uma linguagem simples à obra, tornando acessível tanto para gestores quanto para o público em geral, contribuindo para o sucesso e a propagação das lições de Welch, que são vastamente conhecidas por líderes de todo o mundo.

Na primeira parte do livro, o autor traz conceitos sobre “missão” e “valores”, argumentando que as empresas devem estabelecer uma missão clara e valores bem definidos, difundindo-os entre os colaboradores. O autor defende que uma missão clara fornece direção e propósito, enquanto os valores sólidos criam um padrão de comportamento que promove uma cultura organizacional forte e coesa. Segundo Welch, esses pilares são fundamentais para orientar o comportamento e as decisões que serão tomadas na empresa, alinhando os esforços de todos na organização em direção a objetivos comuns.

O autor cita a General Electric como um exemplo prático de como missão e valores bem definidos e implementados podem levar a um sucesso sustentável. Welch afirma que a missão da GE de “tornar o mundo mais produtivo através da inovação” e seus valores de integridade, paixão pela excelência e comprometimento com o cliente orientaram suas estratégias e operações. É relevante assinalar que, sob a gestão de Welch, o valor de mercado da GE aumentou de US$ 12 bilhões para US$ 410 bilhões, o que demonstra, através de resultados sólidos, que tais pilares contribuem diretamente para uma gestão de sucesso.

Sua Empresa

Na segunda parte da obra, denominada “Sua Empresa”, o autor aborda temas como liderança, gestão de pessoas, contratação e gerenciamento de crises. Sobre liderança, Welch lança suas percepções sobre as características que um bom líder deve ter. Dentre elas estão a paixão, a coragem e o compromisso em desenvolver talentos.

Ao abordar sobre contratação, o autor afirma que contratar as pessoas certas para os cargos certos é um dos aspectos mais críticos da gestão de uma empresa. Welch oferece insights valiosos sobre como identificar e recrutar talentos que se alinhem com a cultura e os objetivos da empresa. Dentre as dicas práticas, indica que sejam aplicados três testes fundamentais já no início do recrutamento, sendo: o teste de integridade, de inteligência e de maturidade.

Sobre gestão de pessoas, Welch afirma que as empresas devem enfrentar os relacionamentos complicados com franqueza e atitude. Argumenta que os melhores profissionais de RH são um misto de mãe e sacerdote: sacerdote ao escutar os “pecados” e reclamações sem fazer julgamentos, e de mãe, que dá amor e atenção, mas que não perde tempo nem poupa palavras quando o funcionário está saindo dos eixos. 

Welch destaca, ainda, a importância de realizar avaliações de desempenho sinceras e verdadeiras. Neste ponto, introduz o conceito da regra “70-20-10”, categorizando funcionários em três grupos para otimizar desempenho e desenvolvimento. Em síntese, a regra é aplicada da seguinte forma: os 70% dos funcionários de alto desempenho e os 20% dos funcionários considerados “contribuidores sólidos” recebem oportunidades de desenvolvimento e recompensas para manterem-se motivados; os 10% de funcionários de baixo desempenho, que não atendem às expectativas e não se alinham bem com a cultura da empresa (mesmo após um feedback e um período de desenvolvimento), devem ser removidos da organização. A regra recebe muitas críticas negativas, mas Welch considerou sua aplicação bem-sucedida na GE.

Competição e Estratégias Empresariais

A parte seguinte do livro recebe o título de “Competição”, ao longo da qual o autor traz aspectos relacionados à competição empresarial e expõe estratégias para se destacar em um mercado competitivo, defendendo que estratégias eficazes têm como base a simplicidade, a clareza e a execução rigorosa. Nessa parte da obra, o autor também explora caminhos para o crescimento empresarial, incluindo inovação, fusões e aquisições (e seus desafios), além da expansão global, e enfatiza a importância de avaliar cuidadosamente as oportunidades de crescimento e de escolher aquelas que melhor se alinham com os objetivos da empresa.

Ainda sobre competição, o autor traz um capítulo dedicado à metodologia “Six Sigma”, que foi originalmente desenvolvida pela Motorola nos anos 1980 como uma abordagem para melhorar processos e reduzir defeitos. A metodologia foi implementada por Welch na GE em 1995, e tem como benefícios melhorar a qualidade da produção, reduzir custos e desenvolver uma cultura de excelência dentro da empresa, onde os funcionários se comprometem com a melhoria contínua e a busca pela perfeição.

Carreira e Desenvolvimento Profissional

Na quarta parte da obra, denominada “Carreira”, o autor inicia a abordagem expondo um quadro com sinais bons e ruins que devem ser considerados pelo candidato ao se deparar com uma vaga de emprego. São dicas e insights que poderão contribuir para que o “emprego certo” seja conquistado, evitando frustrações. Welch considera essencial que as pessoas sejam apaixonadas pela carreira e pelo trabalho que realizam (ou, ao menos, por “alguma parte” daquilo que elas fazem), além de que deve ser algo desafiador e gratificante.

O autor também oferece dicas sobre como é possível se destacar e obter promoções, deixando claro, já no início do capítulo, que “não existem atalhos”. Para alcançar a promoção, Welch considera essencial que resultados consistentes sejam apresentados. Além disso, é necessário conservar uma boa reputação, o alinhamento com a cultura da empresa e entregar sempre mais do que é pedido.

 Welch inclui conselhos sobre o que não se deve fazer, sob pena de colocar tudo a perder. Dentre o que se deve evitar, destacam-se os seguintes conselhos práticos: o hábito de não ser franco e verdadeiro, encobrir os próprios erros (ou tentar responsabilizar outras pessoas), levar mais crédito que o devido pelo sucesso da equipe e fazer intriga o tempo todo sobre pessoas e acontecimentos no escritório.

Outro tema relevante trazido pelo autor versa sobre o tão desejado “equilíbrio” entre vida pessoal e profissional. Welch confidencia que ele mesmo jamais conseguiu alcançar o equilíbrio, pois sua carreira sempre foi priorizada. O autor aborda as perspectivas dos líderes sobre o tema, destacando-se a seguinte: “a maioria dos chefes está disposta a lidar com desafios relacionados ao equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal se você tiver conquistado esse espaço demonstrando um bom desempenho”.

Segundo o autor, não existe uma fórmula perfeita para alcançar o equilíbrio, e talvez ele sequer exista. Cada fase da vida demandará de arranjos e adequações, cabendo a cada um, diante das circunstâncias concretas, avaliar de que modo suas próprias escolhas lhe tornam mais próximo ou distante dos seus objetivos.

Na parte final da obra, Welch expõe reflexões pessoais sobre sucesso, felicidade e legado, compartilhando suas crenças e valores pessoais, oferecendo uma visão inspiradora sobre como viver uma vida plena e significativa.

De leitura simples e fluida, cada parte do livro “Paixão por Vencer” contém histórias reais e exemplos práticos vividos por Welch em sua longa carreira, com muitos conselhos diretos e aplicáveis para gestores e líderes em todos os níveis.

Marina Zon Balbino

Colunista

Sócia e Advogada da SVMP Advogados, associada do Instituto Líderes do Amanhã

Sócia e Advogada da SVMP Advogados, associada do Instituto Líderes do Amanhã