*Artigo escrito por Juliano Motta Silva, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Ufes, sócio da Vivacidade Arquitetura e Urbanismo
Não precisa ser especialista em planejamento urbano. Basta observar um pouco a cidade de Vila Velha para perceber que seu crescimento segue na direção Sul. A duplicação da Rodovia do Sol, concluída no ano 2000, possibilitou o adensamento da Região 5 da cidade, facilitando o acesso dessa região para as demais áreas da Grande Vitória.
Entre a Região 5 e a Terceira Ponte, neste primeiro quarto de século XXI, a orla de Vila Velha intensificou seu processo de verticalização, com novos edifícios nas praias da Costa, Itapuã e Itaparica.
A Praia de Itaparica, que era bem pouco ocupada no ano 2000, despontou como o bairro de maior atração de lançamentos imobiliários, destacando-se no cenário capixaba em quantidade de unidades e valorização.
Planeja-se a implantação de binário na região de Itaparica, utilizando-se a Rodovia do Sol em conjunto com a Avenida Saturnino Rangel Mauro, desde o Plano Diretor Municipal de 2007.
Somente em 2024, essa proposta saiu da gaveta e recentemente foi licitada a obra, que engloba a retirada do canteiro central da rodovia e a criação de quatro faixas no sentido Vitória, além da inversão de sentido da Avenida Saturnino Rangel Mauro, com três faixas de rolamento no sentido Guarapari, incluindo mais uma faixa de estacionamento.
O projeto contempla ainda a duplicação da rodovia com mais duas faixas por sentido no trecho entre a Avenida Dylio Penedo e a Rodovia Darly Santos, na altura do bairro Jockey de Itaparica – outro bairro que nos últimos anos passou a receber empreendimentos imobiliários.
Vislumbra-se, então, duas grandes oportunidades. A primeira é a proposição de uma segunda fase do binário, com a utilização de suas vias paralelas, as avenidas Santa Leopoldina e Estudante José Júlio de Souza.
Nessa proposta, o sistema binário será continuado: a Santa Leopoldina também terá seu sentido invertido, passando a fluir no sentido Vitória; e a avenida da orla deixará de ter mão dupla, passando a operar apenas no sentido Guarapari.
Assim, a Rodovia do Sol e Avenida Saturnino Rangel Mauro funcionarão como binário principal, de fluxo rápido, e as avenidas Santa Leopoldina e Estudante José Júlio de Souza como binário complementar, de fluxo mais lento.
Se hoje a avenida da praia tem duas faixas por sentido, futuramente poderá ter apenas duas em sentido único, possibilitando o alargamento do calçadão em pelo menos sete metros, em um trecho de 2,2 km – entre a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e a Praça dos Ciclistas.
Pode-se então criar um calçadão muito mais largo que o atual, que pode receber projeto paisagístico, com mais jardins e árvores, atraindo mais pessoas e valorizando ainda mais a Praia de Itaparica.
Uma outra grande oportunidade é a criação de corredor de transporte de alta capacidade, com a criação de faixas exclusivas de ônibus, no estilo BRS do Rio de Janeiro. Tanto a Rodovia do Sol quanto a Avenida Saturnino Rangel Mauro têm capacidade de receber quatro faixas de rolamento, podendo destinar uma delas ao uso exclusivo dos ônibus.
Os automóveis que precisarem realizar conversões à direita ou acessar edificações limítrofes a esta faixa, poderão utilizá-la, mas não poderão trafegar continuamente, sob risco de multa por radares que deverão fiscalizar a circulação dos veículos. O sucesso desse tipo de intervenção se dá a partir da conscientização e fiscalização constante.
Esse novo corredor de transporte poderá interligar os terminais de Vila Velha e Itaparica, mas para isso será preciso pensar o trecho que abrange os bairros Itapuã e Divino Espírito Santo.
Nessa região, já existe um binário estabelecido pelas avenidas Luciano das Neves (sentido Guarapari) e Francelina Carneiro Setúbal (sentido Vitória), que serão integrados ao novo binário projetado. Nesse contexto, a Luciano das Neves possui caixa viária estreita, além de um tráfego muito intenso, dificultando a implantação do BRS.
Uma solução possível é a criação de uma avenida paralela à Luciano das Neves, utilizando vias já existentes, a partir da Alça da Terceira Ponte e seguindo pelas ruas Sereia de Itapuã, Antônio Régis dos Santos e Itaquari, até se conectar com a Avenida Saturnino Rangel Mauro.
Com poucas desapropriações é possível criar esse novo eixo viário, fazendo com que o tráfego no sentido Vitória-Guarapari deixe de utilizar a Avenida Luciano das Neves, além de possibilitar que esta possa ter seu volume de tráfego reduzido para receber uma faixa do BRS, concluindo o corredor de transporte público.
Entende-se que a ampliação da capacidade de tráfego no sentido Sul da cidade é necessária, mas também deve ser pensada a mobilidade urbana com prioridade para o transporte público de massa, com ônibus mais eficientes.
Isso incentivará as pessoas a deixarem seus automóveis em casa, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável.
Recentemente, a prefeitura divulgou que vai realizar a revisão do Plano Diretor Municipal, abrindo-se então oportunidade para a sociedade canela-verde pensar esse crescimento e adensamento urbano na direção sul da cidade, sobretudo para que tenha uma boa mobilidade e ganho de qualidade de vida.
Enfim, Vila Velha está com grandes oportunidades nas mãos.