Editorial Rede Vitória

Vitória 474 anos: A cidade que carrega no nome o seu destino

A mobilidade urbana é uma questão urgente para Vitória, já que a cidade amarga números alarmantes em segurança viária

Leitura: 3 Minutos
Vitória 474 anos Os morros que contam a história da capital
Centro de Vitória (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

Vitória chega aos 474 anos com motivos para celebrar. A capital capixaba é considerada hoje a segunda cidade mais competitiva do Brasil, superando gigantes como São Paulo e Porto Alegre no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP).

Entre 418 municípios avaliados, Vitória se destaca pela qualidade da gestão pública, transparência, inserção econômica e capital humano, especialmente no acesso ao ensino superior.

Para que essas prerrogativas sejam potencializadas há que se enfrentar alguns desafios e estabelecer uma agenda.

Entre os principais pontos está, sem dúvida, a mobilidade urbana. Essa é uma questão urgente para Vitória, já que a cidade amarga números alarmantes em segurança viária. A taxa de mortes por atropelamentos é mais que o triplo da vizinha Vila Velha.

Priorizar o transporte público, criar ciclovias seguras e conservar calçadas para estimular a caminha são algumas das medidas possíveis.

As cidades que olham para o futuro utilizam tecnologia, inclusive para otimizar serviços públicos como iluminação, coleta de lixo e segurança.

Há ainda a questão da sustentabilidade e meio ambiente. É preciso expandir as áreas verdes, praças, melhorar a qualidade do ar, implementar sistemas de gestão de resíduos e políticas de reciclagem para reduzir a poluição.

Parte dos moradores ainda vive em áreas degradadas, bairros com pouca infraestrutura e com moradias precárias, sem rede de água e esgoto.

Esse cenário tem impacto direto no sistema público de saúde, que, aliás, deve ter atenção constante, assim como o sistema educacional.

Uma cidade que se pretende moderna precisa fomentar ecossistemas de inovação, investir em treinamento e capacitação da mão de obra, afinal, no mercado de trabalho as demandas mudam em uma velocidade cada vez maior.

São muitos e diversos os desafios, inclusive, seguir essa jornada sem perder a identidade cultural. Em um mundo, onde tudo se parece, essa é uma forma de projetor Vitória e, com isso, atrair talentos, investimentos e turistas.

Ao completar mais um ano de vida espera-se que a cidade tenha maturidade para encontrar o melhor caminho, oferecer dignidade e garantir qualidade de vida para todos os seus cidadãos.