A cadela que foi abandonada prenha na Rodovia do Sol e deu à luz três filhotes nesta semana vai precisar ser castrada. Valdete, moradora da região que tem oferecido abrigo temporário aos cães, está pedindo doações para a realização do procedimento e procura um lar para os cachorros.
A cadela foi abandonada há cerca de duas semanas na portaria de um parque aquático localizado na Rodovia do Sol, entre Ponta da Fruta e Guarapari.
Nesta semana, após o nascimento dos três machos, a cadela ficou mais agressiva para proteger os filhotes e chegou a morder três pessoas. Uma menina chegou a ser levada ao hospital.
Valdete, então, acolheu os cães em um quarto de casa durante a fase de amamentação, que dura cerca 40 dias.
Os moradores estão colocando a culpa em mim, disseram que eu posso ser processada. Peguei a cachorrinha e os machinhos e coloquei num quarto fechado, sem poder pegar sol, porque é o único lugar que tinha para colocar ela.”
Valdete, tutora que acolheu a cadela
Porém, a moradora não tem condições de permanecer cuidando da cadela e dos filhotes. Ela já improvisou partes da casa como canil e gatil, onde abriga 27 cachorros e 30 gatos resgatados, mas as áreas estão superlotadas.
Os filhotes estão para adoção após o desmame, enquanto a mãe será castrada. Valdete está recebendo doações para ajudar na castração e também procura um lar para a cadela. Caso contrário, ela deverá ser solta, porque a moradora não pode ficar com ela.
“Vou deixar 40 dias, que é o prazo da amamentação, e vou tentar doar os filhotes e castrar a cadela. Vou ter que soltar ela, esse é o jeito. Já procurei ajuda, mandei para grupos, procurei ONGs, mas ninguém ajuda. Não sei o que eu vou fazer”, disse Valdete.
Os custos para a castração da cadela chegam a R$430. Valdete está recebendo doações através do Pix (27) 99753-9013. Para mais detalhes sobre a cadela e os filhotes ou outras formas de ajudar, entre em contato com ela pelo mesmo número de telefone.