
A Prefeitura de Cariacica anunciou que vai fazer a castração gratuita de mais de 1.200 cães e gatos em situação de vulnerabilidade. A ação será possível porque o município ingressou no Programa Estadual de Controle Populacional e Bem-Estar de Animais (PetVida), do governo estadual, que irá repassar recursos para a castração.
O PetVida atua em parceria com os municípios para ampliar o cuidado e o controle populacional desses animais no Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) de Cariacica, o repasse será de R$ 851 mil.
O edital de credenciamento das clínicas veterinárias que farão os procedimentos de castração foi publicado na última terça-feira (21). Em seguida, será aberto o cadastro para os tutores interessados. A ação vai priorizar protetores de animais, ONGs e famílias inscritas no CadÚnico.
O programa foi criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e adota uma gestão integrada de bem-estar animal, em parceria com os municípios e a iniciativa privada.
A iniciativa desenvolve ações humanitárias, sustentáveis e permanentes, com foco em cães e gatos em situação de abandono ou vulnerabilidade. A castração é uma das medidas centrais, por ajudar a prevenir doenças, evitar a reprodução desordenada e reduzir o abandono de animais.
A secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica, Luciana Tibério, destacou que a chegada do PetVida é um marco para o município.
Com os recursos repassados, vamos poder ampliar o cuidado com cães e gatos em situação de vulnerabilidade, fortalecer as ações de controle populacional e, principalmente, promover a educação ambiental e a guarda responsável
secretária Luciana Tibério