Foto: Freepik
Foto: Freepik

Castrar um animal de estimação é um ato de amor, pois além de prevenir doenças reprodutivas, diminui a agressividade e a chance de fugas, aumenta a expectativa de vida do animal e ainda ajuda no controle da superpopulação de animais de rua.

Mas muitos tutores não têm condições de arcar com esse custo. Por isso, as prefeituras da Grande Vitória oferecem a castração gratuitamente para cães e gatos de seus moradores.

A reportagem do Folha Vitória procurou as prefeituras de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória para saber o que é necessário fazer para ter acesso à castração gratuita de animais. Vitória e Viana estão com inscrições abertas. Confira as informações a seguir.

Prefeituras oferecem castração gratuita de cães e gatos. Foto: Freepik

Vitória oferece de 100 a 500 vagas por mês

A Prefeitura de Vitória informou que oferece entre 100 e 500 vagas por mês, podendo chegar a 6 mil por ano. As castrações são destinadas a animais de moradores de regiões mais vulneráveis da cidade.

Para conseguir o serviço, o morador precisa se inscrever aqui e participar de uma palestra sobre legislação de bem-estar animal, prevenção a maus-tratos e orientações sobre denúncias.

As inscrições são exclusivas para moradores de Vitória. Após o cadastro, a equipe da Gerência de Bem-Estar Animal realiza uma triagem que avalia, entre outros fatores, a vulnerabilidade da região onde o tutor reside.

O programa contempla quatro perfis de inscrição. Para moradores em situação de vulnerabilidade (alta prioridade) e para munícipes independentes de renda (não prioritários), é permitido cadastrar até seis animais por titular.

Também podem se inscrever protetores independentes que residem e atuam em Vitória, além de ONGs que desempenham a mesma função.

Nesses casos, não há limite de animais cadastrados, desde que seja comprovada a atuação no município e apresentados os comprovantes dos resgates realizados, requisito obrigatório para liberação das guias nas clínicas credenciadas.

O tempo médio entre a inscrição e a cirurgia depende da participação na palestra mensal. Quem participa em determinado mês recebe a liberação das primeiras guias a partir do dia 11 do mês seguinte.

Em geral, a guia chega ao e-mail cadastrado cerca de 20 dias após essa etapa. Para moradores não prioritários, o tempo de espera pode ser maior.

Serra vai abrir mais de 2 mil vagas

A Prefeitura da Serra informou que vai abrir em breve as inscrições para o programa de castração gratuita da cidade. A data de abertura do cadastro ainda não foi divulgada. Serão oferecidas 2.082 vagas para esterilização cirúrgica e microchipagem, beneficiando 742 cadelas, 740 gatas, 300 cães e 300 gatos.

Para garantir o benefício, os tutores devem realizar o cadastro do animal no serviço de esterilização cirúrgica aqui.

O programa é destinado exclusivamente a animais domésticos em situação de rua, animais domésticos com tutores inscritos no CadÚnico e animais sob tutela de protetores independentes que também sejam inscritos no CadÚnico e cuidem de no mínimo cinco animais.

Viana oferece 293 vagas

A Prefeitura de Viana informou que o município realiza o cadastramento para castração de cães e gatos pelo WhatsApp oficial do programa, no número (27) 99822-4116.

Atualmente, estão sendo disponibilizadas 293 vagas, sendo 105 para cadelas, 36 para cães, 80 para gatas e 72 para gatos. Para realizar o cadastro, o tutor deve fornecer as seguintes informações e documentos:

  • Dados do animal (foto, nome, raça, sexo e idade);
  • Documento com foto do tutor;
  • Comprovante de residência em nome do tutor;
  • Foto do CadÚnico, se possuir.

Após o cadastro, o tutor será convocado para participar de uma palestra informativa, que aborda o procedimento de castração e os cuidados necessários no pós-operatório. Em seguida, será informado o local e a data da cirurgia.

O cadastro é destinado a moradores de Viana, e cada tutor pode inscrever mais de um animal, conforme avaliação da equipe responsável.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do programa.

Vila Velha está com inscrições abertas

A Prefeitura de Vila Velha informou que as inscrições para castração gratuita na cidade estão abertas. Para o animal participar do programa, o tutor deve atender a alguns critérios, como ser morador em situação de vulnerabilidade econômica, inscrito no CadÚnico ou com renda de até três salários mínimos.

O contato para inscrição pode ser feito pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162 (opção 5), ou pelo site da Prefeitura. O tutor deve apresentar documento com foto, comprovante de residência em Vila Velha, imagem do animal domiciliado e comprovante de renda.

Já protetores independentes, associações e ONGs não cadastrados no programa poderão realizar inscrição especial para acessar os benefícios, mediante solicitação via WhatsApp, no número (27) 99268-3398.

O programa mantém como prioridade os protetores independentes que resgatam animais em situação de rua e as fêmeas encontradas no cio, medida que, segundo a gestão, contribui para a redução da população de cães e gatos abandonados.

Cariacica vai castrar 1,2 mil cães e gatos

As inscrições para castração gratuita de animais em Cariacica já se encerraram. Foram oferecidas 1,2 mil vagas. Na cidade, cada tutor podia cadastrar apenas um animal. Agora, as inscrições feitas passarão por análise.

Terão prioridade moradores de Cariacica inscritos no CadÚnico e protetores independentes com mais de 18 anos. Já os demais moradores do município poderão ser chamados para vagas remanescentes.

Os animais precisam ter mais de seis meses e menos de nove anos, sem raça definida e sem comorbidades

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.