
O governo do Espírito Santo está comprando de forma emergencial, 25 mil doses de vacinas para combater um surto de Cinomose, uma doença infectocontagiosa causada por vírus que afeta cães. A aquisição foi divulgada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Rigoni destaca que o surto da doença começou em Muqui, no Sul do Estado, mas os casos têm se espalhado para outras cidades da região como Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Pavão.
Segundo o secretário, a compra das vacinas é uma medida para proteger os animais e conter o avanço da doença.
Somos o primeiro Estado do Brasil a ter um programa de bem-estar animal fundo a fundo. Com o PetVida, cuidamos dos animais de forma completa, desde a proteção, o tratamento, até a conscientização da população sobre a importância do respeito e do cuidado com todas as espécies.
Felipe Rigoni
O que é a Cinomose?
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), destaca que, a cinomose é uma virose e a transmissão pode acontecer pelo contato direto com cães
infectados, quanto por contato indireto por objetos contaminados como bebedouros, comedouros, camas, brinquedos.
Como identificar os sinais de cinomose?
Inicialmente, os sinais clínicos podem ser semelhantes a outras doenças:
- Apatia;
- Prostração:
- Febre:
- Falta de apetite;
- Olhos secos:
- Alterações nos coxins (niperqueratose).
A doença apresenta três fases, que podem acontecer em sequência, juntas ou somente algumas delas. Quais são essas fases?
- Gastrointestinal: em geral, fezes pastosas ou diarreia;
- Respiratória: pneumonia com secreção nasal purulenta, tosse seca:
- Neurológica: apresentar alterações comportamentais, desorientação, convulsão, movimentos involuntários, paralisia de membros posteriores (traseiros).
A Cinomose tem cura?
Ainda de acordo com o CRMV-ES, a cura da doença é possível, mas dependerá de vários fatores, como: diagnóstico precoce, nos primeiros sinais clínicos; tratamento; idade e condições de saúde do cão e como o vírus irá evoluir no organismo.
“Atualmente, sabe-se que a mortalidade da cinomose varia de 50% a 90% para qualquer raça ou sexo. E a vacinação evita cerca de 95% dos casos”.
Diante disso, vale ressaltar que a prevenção começa com a vacinação contra a doença. “O reforço anual das vacinas é essencial para manter a prevenção contra viroses como a cinomose”.