Polícia

Acabou de ser assaltado? Veja como registrar boletim de ocorrência sem sair de casa

É importante lembrar que o BO eletrônico possui o mesmo valor de um registrado pessoalmente, em uma Delegacia, pois trata-se de um documento oficial emitido pela Polícia Civil

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Acabou de ser assaltado? Veja como registrar boletim de ocorrência sem sair de casa
O BO deve ser registrado no site “Delegacia Online” Foto: Reprodução

Ser vítima de assalto ou furto deixa muita gente sem saber o que fazer. No primeiro momento, procurar a polícia é o mais recomendando. No entanto, nem
sempre tem uma delegacia por perto ou muitas vezes a vítima não tem disponibilidade de ir até uma delas.

O boletim de ocorrência online é uma alternativa para facilitar o atendimento policial. Por ser registrado na internet, algumas pessoas acabam desconfiando da validade do documento. Mas é importante lembrar que o BO eletrônico possui o mesmo valor de um registrado pessoalmente, em uma Delegacia, pois trata-se de um documento oficial emitido pela Polícia Civil e assinado por um delegado.

Para fazer o registro da ocorrência, o informante deve acessar o site da Delegacia Online e fazer um cadastro. É necessário ter mais de 18 anos e fornecer um e-mail de contato para receber o boletim. Ao fazer o registro, o sistema gera um número de protocolo e senha, que serão encaminhados para o e-mail registrado. Assim, o usuário poderá consultar a sua ocorrência no site, por isso é importante o armazenamento desse número. 

O registro passa por uma análise de policiais civis que atuam na Delegacia do local onde ocorreu o crime. Para isso, o cidadão será comunicado por e-mail qual é a unidade responsável pela investigação. Caso a ocorrência seja validada, ele receberá uma cópia para impressão, que também estará disponível no site da Delegacia Online. 

É importante lembrar que o cancelamento do registro de um Boletim Eletrônico de Ocorrência só é possível caso ele ainda não tenha sido validado. 

Outros serviços

Atestado de Antecedentes Criminais: Além do registro de boletim de ocorrência online, a Polícia Civil também oferece outros tipos de serviço. O Atestado de Antecedentes criminais, por exemplo, pode ser retirado pelo site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP) em poucos minutos.O objetivo do documento é comprovar a inexistência de registro de antecedente criminal do cidadão, considerando sua situação no momento da pesquisa. 

É necessário fazer um cadastro no site informando o número do RG, nome dos pais, data de nascimento, naturalidade e Estado. Após isso, será gerado um documento para impressão. A validade do atestado é de 60 dias. Após este prazo, já é possível fazer uma nova validação. 

Pessoas desaparecidas:  
Pessoas desaparecidas: O site da Polícia Civil também conta com um espaço reservado para divulgar uma lista de capixabas desaparecidos. Atualmente, a área conta com mais de 50 pessoas dadas como desaparecidas. O cadastro no site é feito automaticamente após o registro de Boletim de Ocorrência.