Três cachorros, dois gatos e um coelho em situação de maus-tratos foram resgatados em um apartamento na Praia da Costa, em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (31).

O resgate foi uma operação conjunta do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Guarda Municipal de Vila Velha e a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Segundo a Polícia Civil, o endereço já vinha sendo monitorado depois de policiais receberem denúncias de maus-tratos. A equipe entrou no local com autorização do síndico e do proprietário, que alugava o imóvel para os investigados.

No local, os policiais encontraram os animais em situações insalubres, com acúmulo de fezes e urina e sem água.

De acordo com o o delegado Leandro Piquet, responsável pelo DEPMA, os animais apresentavam sinais de negligência, especialmente o coelho.

“Foram resgatados três cães, dois gatos e um coelho, todos encontrados em ambiente com acúmulo de fezes e urina, falta de água potável e alimento adequado. Os animais apresentavam sinais de negligência, como pelos embolados, odor forte, perda de pelagem e sujeira corporal. O coelho, em especial, estava confinado em espaço tomado por fezes, sem condições mínimas de bem-estar”, disse.

Além disso, não havia ração para os gatos. Toda a ração era canina e, mesmo assim, os animais tinham dificuldades para comer.

Os animais foram imediatamente resgatados e encaminhados para atendimento veterinário emergencial, sob custódia da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, onde passarão por avaliação clínica, vacinação e tratamento.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.