Animais em situação de extremos maus-tratos foram encontrados em meio ao lixo em um terreno localizado na Rodovia José Sette, próximo ao Terminal de Itacibá, em Cariacica.
Os animais foram resgatados em uma ação conjunta entre o Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) e a Prefeitura Municipal de Cariacica.
O caso já vinha sendo acompanhado pela prefeitura e o dono do imóvel chegou a ser multado. A nova denúncia chegou à Secretaria de Serviços por conta do despejo irregular de esgoto no terreno.

Segundo moradores do entorno, o esgoto causava cheiro forte por toda a rua, além do acúmulo de lixo e entulho. Durante uma vistoria a prefeitura constatou um cavalo em situação de maus-tratos, por conta disso a DEPMA foi acionada.
No local, além do cavalo, foram encontradas diversas aves, cachorros e até cabras e cabritos, um deles, recém-nascido, segundo o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.
“Com o apoio das equipes da Prefeitura, o portão foi aberto para acesso das equipes, que encontraram quatro bovídeos, entre cabras e cabritos, 38 aves, entre galos, galinhas e pintos, um porquinho da Índia, um cavalo e três cachorros. Todos em condições inadequadas e caracterizando maus-tratos”, disse.
Além da polícia, a ação também contou com a participação da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária. O dono já havia sido multado em R$ 9 mil pelos maus-tratos.
Segundo a prefeitura, o terreno está passando por limpeza e desobstrução do esgoto, e os animais foram resgatados e encaminhados a um rancho de acolhimento. Dois homens, de 52 e 70 anos, foram conduzidos à Delegacia Regional de Cariacica.