Polícia

Após 3 mortes em menos de 1 hora, segurança em Vila Velha é reforçada

Operação do Estado Presente em Vila Velha
Operações na Grande Terra Vermelha. Foto: Sesp/Divulgação

Após três mortes em menos de 1 hora na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (10), forças de segurança ocuparam bairros no município, em operação do programa Estado Presente.

O primeiro homicídio ocorreu às 7h23, em Barramares, na Rua Nossa Senhora da Penha. A vítima foi Gaetano de Jesus Barbosa, de 22 anos.

Segundo testemunhas, a vítima caminhava pela rua em direção a uma boca de fumo para comprar drogas. Ele foi alvejado por homens que estavam em um carro modelo SUV.

De acordo com o delegado adjunto da DHPP de Vila Velha, Adriano Fernandes, o jovem era conhecido por participar da movimentação de tráfico de drogas na região.

“Toda vez que a gente chegava nesse local, a gente o encontrava e ele assumia que estava atuando no comércio de drogas, já envolvido nesse comércio criminoso, como também atuante em organizações criminosas”, disse.

O segundo crime ocorreu cerca de 10 minutos depois, na Rua Maresia, em São Conrado. O jovem Renato Conceição de Assis Júnior, de 21 anos, foi baleado perto da própria casa.

Gaetano e Renato foram assassinados na Grande Terra Vermelha. Foto: Sesp/Divulgação

Ele foi morto logo após deixar a irmã em um ponto de ônibus. A vítima trabalhava como segurança em um shopping e não tinha passagens pela polícia. A morte ainda é investigada.

Trabalhador terceirizado da EDP assassinado

Um terceiro assassinato ocorreu pouco menos de uma hora depois do segundo, quando o trabalhador terceirizado da EDP, concessionária de energia, Luciano Souza Andrade, de 41 anos, morreu após ser atingido por uma bala perdida no bairro Zumbi dos Palmares.

Luciano era supervisor de uma empreiteira que presta serviço para a EDP e estava há três dias no bairro realizando a revisão elétrica. Ele estava fazendo serviço em um poste quando um carro teria passado com traficantes atirando.

Foto: Montagem Folha Vitória Rovena Rosa/Agência Brasil e Acervo pessoal

Segundo o delegado, as mortes teriam ocorrido após troca de tiros de facções rivais que dominam a região.

“A região da Grande Terra Vermelha é dominada por duas facções criminosas, existe o TCP, atuante nas regiões de 23 de Maio e Ulysses Guimarães, e o restante da região é dominada pelo PCV”, afirmou.

Operação Estado Presente

Forças de segurança se reuniram e realizaram operação policial no município. A operação reuniu um efetivo total de 137 agentes, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Penal, NOTAer, Detran|ES e Prefeitura Municipal de Vila Velha.

As incursões foram realizadas nas regiões da Grande Santa Rita, Grande São Torquato e Grande Terra Vermelha.

Veja o vídeo:

O vice-governador Ricardo Ferraço esteve na operação e afirmou que o governo do Estado procura formas diferentes de combater o crime organizado, como medidas na educação.

Estamos trabalhando de maneira determinada para que possamos alcançar esse objetivo. Já fomos o segundo Estado mais violento do Brasil, muito foi feito e ainda há muito o que fazer. Por exemplo, em 2024, 2025 e 2026 serão mais 2.650 policiais na PM, de igual forma vamos contratar mais 1.052 policiais civis. Segurança pública é prioridade com ações e fatos, além do investimento para alternativas e oportunidades para as pessoas, porque segurança pública não é só tiro, porrada e bomba, hoje temos 214 escolas de tempo integral.

O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, também esteve nos locais vistoriados e informou que haveria ações integradas, como cumprimento de mandados de prisão e abordagem de suspeitos.

“Hoje tivemos homicídios em Vila Velha, decorrentes de guerra de tráfico. Tivemos notícia de que um cidadão de bem morreu no meio do confronto de criminosos. Isso é imperdoável! Estamos trabalhando para que pelo menos um dos indivíduos responsáveis por esse crime hediondo seja detido ainda hoje”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, informou que a região da Grande Terra Vermelha recebeu atenção especial durante o patrulhamento e que dezenas de lideranças do tráfico na região já foram detidas durante o ano.

*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.