
Um assalto ocorrido no final da madrugada deste sábado (29), na Praia de Itaparica, em Vila Velha, desencadeou em uma perseguição que se estendeu até o bairro Boa Vista II, com o suspeito tomando um tiro na perna.
A vítima, uma adolescente de 16 anos, estava na praia com um amigo para ver o nascer do sol após um show. Ao se dirigir ao veículo de aplicativo, foi abordada por um indivíduo de bicicleta que estava armado e exigiu seu celular e bolsa.
A adolescente resistiu ao assalto, entrando em luta corporal com o suspeito, porém ele conseguiu se apossar dos pertences e fugiu em sua bicicleta.
A vítima iniciou a perseguição e, neste momento, um tenente da Polícia Militar, que fazia sua corrida matinal, presenciou o roubo e deu início a uma perseguição na orla. O suspeito chegou a apontar a arma para o PM, que deixou o homem fugir para não colocar outras pessoas em risco.
Um empresário que passava de carro ofereceu carona ao policial e os dois seguiram as buscas e encontraram a bicicleta do suspeito em um terreno baldio – com vários usuários de drogas – no bairro Boa Vista II, próximo ao Fórum de Vila Velha.
O PM localizou o indivíduo deitado e coberto. Ao ser abordado pelo policial, o suspeito teria se levantado e apontado a arma para o policial. Segundo relato do empresário, o suspeito, visivelmente alterado, ignorou as ordens de rendição e ameaçou atirar no policial. Diante da ameaça, o policial efetuou dois disparos, atingindo o suspeito na perna esquerda.
O empresário relatou que o PM demorou para atirar e que, se a arma fosse verdadeira, ele teria levado um tiro.
Nós perdemos o ciclista de vista, mas pela experiência do policial, ele conseguiu localizar a bicicleta, atrás do INSS. Ele viu que tinha um cara deitado no colchão, coberto. Quando ele descobriu o cara, ele já levantou armado. Apontou a arma para o policial, que pediu para o cara largar a arma. E o cara não largava, falava que ia atirar. Eu acho que ele demorou muito pra poder dar esse tiro, porque se fosse uma arma verdadeira, ele teria levado o tiro. Então, ele deu o tiro na perna do bandido.
Empresário que ajudou na perseguição ao suspeito de assalto
Após o suspeito cair, o policial constatou que a arma utilizada no roubo e nos confrontos era uma arma de fogo falsa. Uma faca também foi encontrada com o indivíduo, porém o celular roubado da adolescente não foi recuperado.
O suspeito foi levado ao Hospital Antônio Bezerra de Farias para tratamento do ferimento e, após alta médica, conduzido à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha.
*Com informações dos repórteres André Falcão e Paulo Rogério, da TV Vitória/Record.