
Um homem que passeava com o cachorro foi atacado por um pitbull no bairro Ataíde, em Vila Velha, na noite do último sábado (13). Moradores da região reclamam que o animal foge de terreno e fica a solta. A situação foi denunciada para a Polícia Militar na terça-feira (16).
A vítima do ataque, Helânio Serafim, precisou de atendimento médico e está com um curativo no braço esquerdo. O Shih Tzu, Tody, teve ferimentos nas patas e na barriga após o ataque e ficou internado por cerca de 24 horas. Ele já teve alta e agora está bem.
O incidente foi filmado por câmeras de segurança. As imagens mostram Helânio com o cachorro na calçada, quando o pitbull surgiu correndo na direção deles. Foram cerca de 30 segundos tentando fazê-lo soltar o Tody. Quando o animal o soltou, ele acabou mordendo o homem.
A vítima só conseguiu se livrar do cachorro ao aplicar um mata-leão. Pessoas que estavam próximo o ajudaram.
Eu não tive outra escolha, senão pular e aplicar uma mata-leão nele. Ele soltou o meu cachorro e então mordeu meu braço. Eu consegui apertar mais, tirar as patas dele do chão e ele só parou no momento que deu uma desfalecida. Aí eu soltei ele e corri para dentro do condomínio para me abrigar”
Helânio Serafim
Os moradores da região contam que o problema ocorre há três meses, quando o pitbull foi levado para o terreno murado, mas foge com frequência do local por uma parte quebrada do portão. O animal já foi flagrado na área comum do condomínio vizinho e o caso foi denunciado às autoridades.

Na terça-feira (16), uma equipe da Prefeitura de Vila Velha esteve no local e orientou o caseiro do terreno sobre os riscos. O pitbull foi retirado do espaço. A equipe do Bem-Estar Animal disse, por meio de nota, que não havia sido informada sobre o acidente, mas que já está adotando as medidas cabíveis, conforme a legislação vigente.
Dois homens foram apontados como responsáveis pelo animal. A reportagem da TV Vitória tentou contato com eles, mas não houve retorno. Nesta quarta-feira (17), o cachorro já não estava mais no terreno.
*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record