Polícia

Barbeiro fica 15 dias preso por roubo que não cometeu no ES: “Continuar a vida”

Miquéias da Silva Santos da Conceição foi preso por suspeita de ter roubado uma bicicleta, o que a própria polícia descobriu que não aconteceu

Foto: TV Vitória
Foto: TV Vitória

Uma história que parece ter saído diretamente de um filme, mas é um caso real, que aconteceu no bairro Jardim Carapina, na Serra. O barbeiro Miquéias da Silva Santos da Conceição, de 24 anos, foi preso no dia 30 de abril, e ficou 15 dias detido por suspeita de ter roubado uma bicicleta, o que a própria polícia descobriu que não aconteceu.

A reviravolta na vida do barbeiro começou de maneira inesperada, como em um filme. Miquéias foi flagrado com uma bicicleta roubada, levado para a delegacia e autuado em flagrante como o autor de um assalto.

Leia também:

Barbeiro deu volta com bicicleta e foi abordado

Em entrevista concedida para a reportagem da TV Vitória, ele conta que estava trabalhando quando dois conhecidos chegaram com uma bicicleta elétrica na barbearia. Animado com o equipamento, perguntou se poderia dar uma volta.

Durante o percurso, após virar a esquina, Miquéias foi abordado por policiais da Força Tática, que alegaram que a bicicleta era roubada.

O jovem tentou explicar que o dono estava na barbearia, mas os policiais não consideraram a informação.

Falei que quem havia fornecido a bicicleta ainda estava no salão, eles não quiseram saber, me jogaram dentro da viatura, me levaram para o batalhão, fiquei cerca de 2 horas. Depois fui levado para o DPJ.

O dono da bicicleta que havia sido roubada em Jardim Camburi reconheceu Miquéias como um dos assaltantes. Ele foi autuado em flagrante por roubo e levado para um presídio.

A notícia da prisão deixou a família desesperada. A namorada de Miquéias acionou advogados e levantou uma rifa por meio das redes socais para arcar com os custos do processo. “Cada um foi ajudando com o que conseguiu”.

Namorada conseguiu contato dos adolescentes

Durante o processo, a namorada conseguiu o contato dos dois adolescentes que estavam com a bicicleta e os convenceu a se entregarem na delegacia.

Segundo a Polícia Civil, o dono da bicicleta roubada foi intimado novamente e no segundo depoimento, disse que não tinha como afirmar que Miqueias participou do assalto. Ele foi solto após passar 15 dias na prisão.

Miqueias ainda responde por receptação

Mesmo com a liberdade, o barbeiro terá que responder por receptação. A Polícia Civil destacou que os adolescentes disseram que ele sabia que a bicicleta era roubada, o que Miquéias nega.

Os dois adolescentes que se entregaram responderão por ato infracional análogo ao crime de roubo. Um outro suspeito foi preso na região onde o crime foi cometido e indiciado por roubo

Após o ocorrido, Miquéias afirma que o foco é retomar a vida: “Agora é abrir meu salão e continuar a vida”.

*Com informação do repórter Gabriel Cavalini da TV Vitória/ Record