
A Guarda Municipal de Viana apreendeu cinco bicicletas motorizadas artesanais em uma operação no bairro Ipanema. A ação aconteceu na tarde de quinta-feira (18), depois que moradores denunciaram os transtornos causados à população em razão do barulho excessivo feito pelos veículos.
Segundo informações divulgadas pela Guarda Municipal, uma espécie de oficina improvisada foi montada em uma casa do bairro. No local, foram encontrados diversos materiais usados para realização da montagem dos veículos.
Ao adulterar as bicicletas com motores a combustão, elas podem ser enquadradas como motocicletas. Os veículos apreendidos foram encaminhados ao Pátio do Detran. Ninguém foi preso, uma vez que a ocorrência se trata de infração de natureza administrativa.
O proprietário da casa também será notificado pelos setores de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária da Prefeitura, em razão do acúmulo de materiais no quintal do imóvel.
Lei cria novas regras contra poluição sonora em Viana
Em agosto deste ano, foi sancionada a Lei nº 3.474/2025, que estabelece novas medidas de controle contra a poluição sonora no município. A legislação proíbe a comercialização, instalação e uso de escapamentos adulterados ou que emitam ruídos acima dos limites.
As penalidades previstas incluem multas que podem chegar a R$ 3.572,96 para quem instalar ou circular com escapamentos adulterados e R$ 3.126,34 para proprietários de veículos com ruídos acima do permitido pelo CONAMA e CONTRAN.