Operação combustíveis

Bombas de postos de combustíveis da Grande Vitória são interditadas em operação

Ação em defesa do consumidor foi realizada em estabelecimentos de Cariacica e Vila Velha

Leitura: 2 Minutos
operação postos de combustíveis
Imagem: PCES/Reprodução

Uma operação realizada em postos de combustíveis da Grande Vitória resultou na interdição de bombas de abastecimento e autuação por uso indevido de identidade visual. A fiscalização confirmou problemas em estabelecimentos nos bairros Novo México e Jaburuna, em Vila Velha, e no bairro Vasco da Gama, em Cariacica.

A ação conjunta, que ocorreu na terça-feira (22), teve início após denúncias apresentadas por consumidores e foi uma colaboração da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Segundo o delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, em um dos estabelecimentos foi encontrado um tanque de combustíveis com um volume maior do que o comprado, o que sugere compra sem nota fiscal ou adulteração.

Nós encontramos um tanque de etanol com uma quantidade muito maior do que ele comprava, então pode ser que ele coloque um produto que é fora do padrão. A gente vai adentrar nesta investigação. O proprietário parece que é de outro estado e foi mais difícil a identificação dele, mas nós já conseguimos algumas informações. É uma questão de investigação para responsabilizarmos os proprietários.

Já no estabelecimento em Vasco da Gama, segundo o Procon Estadual, estava sendo utilizada a bandeira de uma distribuidora conhecida nacionalmente, mas que não possuía vínculo com o posto.

Em outro local, o combustível que vazava da bomba era cobrado do consumidor normalmente.

Além das bombas interditadas, os postos ainda foram multados pelas irregularidades apresentadas. Ainda de acordo com Passamani, a Polícia Civil abriu um inquérito para averiguação do caso.

“Foram tomadas as medidas no local para proteção dos direitos do consumidor e agora a polícia vai instaurar um inquérito contra cada um dos donos dos postos de combustíveis para responsabilizar pelos crimes contra o consumidor eventualmente cometidos por cada um deles”, finalizou o delegado.

O que diz os envolvidos?

A reportagem da TV Vitória/Record procurou os estabelecimentos que passaram pela fiscalização. O posto autuado pelo uso indevido de identidade visual afirmou que o contrato com a bandeira foi encerrado, mas que os adesivos encontrado nas bombas foram esquecidos.

Os demais estabelecimentos não retornaram o contato. Em caso de respostas, o conteúdo será atualizado.

*Com informações do repórter Rodrigo Scherer da TV Vitória/Record.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.