O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou por maus-tratos contra animais um homem de 57 anos acusado de matar uma cadela enforcada em Vila Valério, no Noroeste do Estado.
O crime aconteceu no dia 15 de novembro do ano passado, na localidade de Córrego Duas Barras, zona rural do município. De acordo com a denúncia, o homem amarrou uma corda na cabeça do animal e, em seguida, prendeu a outra ponta na madeira de um telhado, deixando a cadela pendurada até a morte. Câmeras de segurança registraram toda a ação.
As imagens também mostram o suspeito deixando o local e sendo seguido por outro cachorro. Em outro ângulo, ele aparece procurando algo. O material foi fundamental para a identificação do autor e para o andamento da investigação.

O homem foi detido em flagrante no mesmo dia em que a cadela foi morta. Durante a audiência de custódia, a Justiça decretou a prisão preventiva do suspeito.
Na denúncia, o promotor de Justiça Carlos Eduardo Rocha Barbosa afirma que o denunciado praticou atos de extrema violência contra a cadela, que não resistiu aos ferimentos. O documento também relata que, na mesma ocasião, outro cachorro foi agredido, o que caracterizou a prática do crime de maus-tratos por duas vezes.
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o acusado está detido no Centro de Detenção Provisória de São Mateus. Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, ele se tornará réu no processo criminal.
*Com informações da repórter Rafaela Patrício, da TV Vitória/Record.