Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM

Dezessete câmeras de videomonitoramento clandestinas, que seriam usadas pelo tráfico para monitorar o trabalho da polícia, foram apreendidas nesta quarta-feira (12), na região do Bairro da Penha, em Vitória.

Além dos dispositivos, a Polícia Militar apreendeu dois rádios comunicadores e uma vasta quantidade de drogas, entre cocaína e crack. Segundo a polícia, as drogas e os rádios foram encontrados dentro de um bueiro durante um patrulhamento a pé na escadaria Santino Bruschi, conhecida como Beco 2. A área é dominada pela facção Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Inicialmente, uma câmera foi retirada pelos policiais. Em seguida, eles encontraram outras 16 câmeras instaladas em postes e até escondidas em caixas de fiação de internet entre os bairros Bonfim, Bairro da Penha e São Benedito.

O tenente Moraes conversou com a reportagem da TV Vitória e contou como as câmeras foram descobertas. “Nós já tínhamos ciência desse videomonitoramento nas comunidades que são abarcadas pelo nosso policiamento, nos muros do Território do Bem. A partir dessas informações, nós passamos a monitorar essas câmeras e ontem conseguimos extrair pelo menos 17 delas”, relatou.

O policial explicou que o sistema de videomonitoramento do tráfico não é amador. “Há uma engenharia no posicionamento e na colocação desses equipamentos. Não é um leigo quem faz. Na parte alta do poste, fazendo uso inclusive da caixa disponível para uso exclusivo da EDP e de empresas de TV a cabo, utilizam essa caixinha e posicionam essas câmeras para ficarem imperceptíveis na parte baixa. Isso proporciona às lideranças do crime fazer esse monitoramento à distância, via internet”, detalhou.

Confira a entrevista do tenente Moraes à TV Vitória:

A operação foi conduzida pela Patrulha do Morro da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar. Nenhum suspeito foi detido. Já o material apreendido foi levado para a Delegacia de Vitória.

*Com informações da repórter Rafaela Patrício, da TV Vitória/Record.

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.