Um homem e uma mulher, que parece ser menor de idade, foram flagrados abandonando um cachorro em uma rua no bairro Novo Porto Canoa, na Serra. O abandono foi flagrado por câmeras de videomonitoramento.
Nas imagens, o homem caminha com a mulher, que leva o cão na cesta de uma bicicleta. Eles deixam o cachorro no chão e vão embora imediatamente.
O cão tenta ir atrás do casal, mas o homem caminha rápido e a mulher sobe na bicicleta e os dois vão embora.
Após ser abandonado, o cão chamou atenção de moradores, uma vez que estava extremamente agitado e latia bastante, muito assustado.
O cachorro foi resgatado pela aposentada Sandirleia Mota, que o batizou de “Pirata”, por conta de uma mancha que tem em um dos olhos. Ela relata que o cão estava assustado e bastante arredio no momento do resgate.
“Estava um tumulto na rua, porque tinham acabado de abandonar ele. Ele estava com muito medo e antes de pegá-lo e ver, achamos que estava machucado, porque ele gritava muito. Estava muito sujo, muito machucado, com fome e com sede. Conseguimos colocá-lo no anexo da minha casa para começar a cuidar dele”, contou.
O abandono ocorreu na semana passada e desde que foi resgatado, Pirata começou a ganhar peso e já interage com pessoas sem tanta desconfiança. Mas segundo a aposentada, ainda é necessário encontrar um lar definitivo para o cão.
“Agora ele está bem, está socializando. Mas ainda há algumas coisas, como se eu pegar uma vassoura, ele corre para se esconder. Quem adotar precisa ser uma pessoa com muito amor, que realmente queira, porque ele ainda está muito traumatizado”, relatou.
Crime de maus-tratos
O titular da Delegacia de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Leandro Piquet, afirmou aque não há dúvida de que o casal abandonou o cão.
Isso, como ele explica, configura o crime de maus-tratos, previsto na Lei de Preservação Ambiental. A pena pode chegar a cinco anos de reclusão.
“A questão dos maus-tratos está posta. O casal vem, deixa o animal numa via pública e parte na sequência. O cachorro tenta conseguir a atenção desse casal, que de forma cruel, abandona este animal no meio da rua. É um caso claro de abandono, que configura maus-tratos pela Lei de Preservação ao Meio Ambiente”, afirmou.
O delegado ainda afirmou que pessoas que tiveram informações sobre a identidade do casal pode entrar em contato com a Polícia Civil pelo número 181.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record