Polícia

Casal é preso após usar foto de menina com câncer para criar vaquinha falsa

Prisões ocorreram em Brasília após casal criar vaquinhas falsas usando fotos da menina Yara, que emocionou o país ao lutar contra câncer raro

Leitura: 2 Minutos
Casal é preso após usar foto de menina com câncer para criar vaquinha falsa Casal é preso após usar foto de menina com câncer para criar vaquinha falsa Casal é preso após usar foto de menina com câncer para criar vaquinha falsa Casal é preso após usar foto de menina com câncer para criar vaquinha falsa
Yara Rohsner
Yara Rohsner. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um casal foi preso após investigações apontarem que utilizou fotos da menina Yara Rohsner, que era do Espírito Santo, para criar vaquinhas falsas e arrecadar dinheiro de forma ilícita por meio da internet. A prisão aconteceu em Brasília.

A menina, que morreu em janeiro deste ano nos Estados Unidos, aos 7 anos, era conhecida nas redes sociais por sua luta contra um neuroblastoma, um tipo de câncer raro.

Yara emocionou a internet ao dançar “Let It Go”, da Frozen, quando ficou curada de um câncer grave ao ter alta do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, em Brasília. 

A prisão foi realizada na última sexta-feira (13) pela Polícia Civil capixaba, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), e com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Na tarde desta segunda-feira (16), haverá uma coletiva de imprensa para dar mais informações sobre a prisão. Estarão presentes o delegado-geral adjunto da PCES, José Lopes, e o chefe da Divisão Patrimonial (DRCCP) e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade.

Menina comoveu a internet ao dançar “Let it Go”

Aos 4 anos de idade, em 2022, a pequena Yara emocionou a internet ao dançar “Let It Go”, da Frozen, ao ter alta do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar, em Brasília.

Yara foi diagnosticada com uma massa no abdômen em setembro de 2020, além de metástase nos ossos e medula. Na época, ela havia realizado mais de 230 sessões de quimioterapia, 16 radioterapias e o transplante. 

Entretanto, em novembro de 2024, a mãe dela compartilhou com os seguidores nas redes sociais que a situação da Yara havia se agravado, e que não havia mais recursos médicos disponíveis para a melhora dela.

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)