Polícia

Chile tem confrontos no 42º aniversário do golpe militar no país

Chile tem confrontos no 42º aniversário do golpe militar no país Chile tem confrontos no 42º aniversário do golpe militar no país Chile tem confrontos no 42º aniversário do golpe militar no país Chile tem confrontos no 42º aniversário do golpe militar no país

Santiago – Confrontos aconteceram entre chilenos que marcavam o 42º aniversário do golpe militar no país e as forças de segurança, na noite de quinta-feira para sexta-feira. De acordo com dados oficiais, vândalos montaram barricadas ao longo da noite e a polícia respondeu com jatos d’água e gás lacrimogêneo. Pelo menos um policial ficou ferido, por uma bala de raspão em seu tornozelo.

O golpe de 1973 derrubou o presidente democraticamente eleito Salvador Allende. A data marca também o início da ditadura de 17 anos comandada pelo general Augusto Pinochet. O governo estima que 3.095 pessoas tenham morrido durante a ditadura de Pinochet. O ex-ditador morreu em 2006, quando estava em prisão domiciliar, sem nunca ter respondido pelas acusações de violações aos direitos humanos e de enriquecimento ilícito. Fonte: Associated Press.