Clientes de uma advogada de Vila Velha afirmam que foram vítimas de um golpe. Eles alegam que, mesmo após vencerem ações na Justiça ou pagarem pelos serviços, não receberam os valores devidos nem tiveram andamento nos processos.
O vendedor André Felipe afirma que entrou com uma ação trabalhista em 2020 e, apesar da causa ter sido ganha, não recebeu o dinheiro. Segundo ele, chegou a receber parte do valor, mas descobriu que tinha mais a receber e não conseguiu mais contato com a profissional.
“Foi depositado na conta dela o valor da minha causa e ela não me repassa. Eu recebi uma pequena quantia em 2023, mas a maior parte foi agora liberada, se eu não me engano, no mês 3 (março) e no mês 4 (abril) e, desde então, a gente não consegue contato com ela”, afirmou o vendedor.
Na última terça-feira (02), ele foi até o escritório da advogada, no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, mas o local estava fechado.
Relatos de outros clientes: processo nunca aberto
Uma comerciante também contratou a mesma profissional. Ela relata que pagou R$ 7 mil pelos serviços, parcelados, mas descobriu que o processo dela nunca foi aberto.
“Eu fiz o depósito para ela de R$ 4 mil, por mês. Quando chegou no quarto mês, onde eu depositei a quarta parcela, eu fui averiguar para ver se o processo estava em andamento e mandava sempre mensagem para ela. Ela sempre respondia, falando que estava resolvendo. E quando eu fui olhar, infelizmente, não tinha sido feito nada. Ela não deu entrada no processo, ela não entrou em contato comigo avisando ou perguntando se faltava alguma coisa, se precisava de alguma coisa para dar andamento e simplesmente desapareceu”, destacou a comerciante.
Assim como André, ela afirma que não consegue contato com a advogada.
“Ela não atende ligação, ela não responde WhatsApp, a gente chama aqui e ninguém sabe, ninguém fala nada. Nunca tem o telefone de contato dela, mas a gente vê ela passando, porque a gente está correndo atrás de uma coisa que é um direito. É um direito meu que eu venho correndo atrás, mas ela simplesmente entra em um carro de aplicativo, desaparece. Demoramos a receber o que é um direito que hoje a advogada que era para me auxiliar a receber, desaparecer”, destacou André.
Mais clientes na mesma situação
De acordo com os entrevistados, já foram encontradas pelo menos dez outras pessoas que relatam situações semelhantes: valores não repassados ou serviços não executados. Tanto André quanto a comerciante registraram boletins de ocorrência e aguardam investigação da Polícia Civil.
Além disso, eles esperam que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) também se manifeste.
“O valor que eu paguei a ela, eu poderia estar pagando para outra pessoa para resolver o meu problema, só que ela não devolve o dinheiro e também não me responde, então não tem como eu encontrá-la. Já fiz o boletim de ocorrência, já fui à OAB para poder denunciá-la, só que, infelizmente, até agora nada aconteceu”, afirmou a comerciante.
Em redes sociais, a advogada aparece participando de eventos da Ordem e se apresenta como integrante da Comissão de Saúde da OAB.
Em nota, o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem afirmou que não comenta casos concretos para preservar o sigilo processual, mas ressaltou que apura eventuais violações éticas “com muito afinco”.
“Eu já estou tentando contratar um outro advogado, mas às vezes eu fico com esse receio. Eu contratei uma advogada para me defender perante a empresa e ela fez isso. Eu fico um pouco preocupado agora com a situação, mas estou fazendo a denúncia na OAB também para requerer o que é meu por direito”, disse o vendedor.
*Com informações da repórter Alessandra Ximenes, da Tv Vitória/Record.