Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória - Reprodução TV Vitória
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória - Reprodução TV Vitória

A Secretaria da Justiça (Sejus) e a Polícia Penal do Espírito Santo oficializaram nesta segunda-feira (28) a mudança de nome dos Complexos Penitenciários de Viana e do Xuri, em Vila Velha, em homenagem a dois policiais penais assassinados.

Os espaços passam a se chamar, respectivamente, Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa e Complexo Penitenciário Eduardo Pereira da Silva.

A cerimônia contou com a presença de familiares, colegas e autoridades da segurança pública. Os nomes foram instituídos por meio das Leis 12.461 e 12.462, sancionadas pelo governador Renato Casagrande.

Durante o evento, o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou a importância da valorização dos profissionais que atuam no sistema penitenciário.

“Essas homenagens representam o reconhecimento do nosso Estado pelo trabalho e sacrifício dos policiais penais, que, muitas vezes, colocam suas vidas em risco para garantir a segurança de todos. É uma forma de manter viva a memória de quem se dedicou com coragem e bravura à segurança pública”, afirmou.

Os dois servidores homenageados ingressaram na Sejus em 2010, após aprovação no concurso de 2009. Rodrigo foi assassinado em 2021, quando atuava na Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2). Já Eduardo foi morto em 2014 e era lotado no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV).

Foto: Governo do ES

Mauro Teixeira da Rosa, pai de Rodrigo, se emocionou ao falar sobre o reconhecimento. “A família se sente gratificada por estar presente nesta honraria concedida em memória do Rodrigo. Foi aqui que ele se dedicou com bravura durante sua carreira e encerrou suas atividades profissionais”.

Viúva de Eduardo, Sabrina França também expressou gratidão. “Saber o quanto Eduardo ainda é amado e respeitado nos enche de orgulho. Essa homenagem, depois de tanto tempo, é a prova do quão bom ele foi como profissional. A ausência dele jamais será superada, mas as lembranças são inesquecíveis”.

Para a diretora-geral adjunta da Polícia Penal do Espírito Santo, Graciele Sonegheti, a homenagem reforça a importância do legado deixado pelos profissionais.

“Essas ações deixam claro para a Polícia Penal que nosso trabalho contribui de forma significativa. O legado do Rodrigo e do Eduardo se concretiza nas placas e nos nomes dos dois maiores complexos prisionais do Estado.”

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.