
Um suspeito identificado como Filipe Souza do Nascimento, 24 anos, foi morto na madrugada deste domingo (26) durante uma ação da Polícia Militar no bairro Residencial Centro da Serra. Após o confronto, houve tumulto e os militares tiveram que usar granadas de efeito moral.
De acordo com informações do 6º Batalhão da Polícia Militar, por volta de 2h20, uma guarnição foi acionada para averiguar uma denúncia de que homens armados estariam ameaçando moradores e ordenando que uma pessoa deixasse o local.
Durante as buscas, os policiais avistaram um homem na esquida da Rua Araripe com a Avenida Jacarandá, que sacou uma arma de fogo e passou a caminhar em direção à rodovia liga Serra-Sede a Jacaraípe.
Segundo a PM, o suspeito apontou o revólver para um Corsa Wind que estava no local com três pessoas dentro.
Na ocorrência registrada pela PM, consta que, ao perceber o risco iminente para os ocupantes do carro, os policiais ordenaram que o suspeito largasse a arma.
No entanto, Filipe teria ignorado as ordens e efetuado disparos em direção ao Corsa, mas a arma falhou algumas vezes.
Sargento atirou 13 vezes com carabina
Diante dos disparos, um sargento reagiu e efetuou 13 tiros usando uma carabina 5.56 milímetros, atingindo o suspeito. Mesmo ferido e caído, de acordo com a PM, Filipe continuou tentando atirar com a arma, um revólver calibre 38.
A arma, com numeração raspada, foi apreendida com três munições deflagradas e três intactas. O Corsa foi atingido por três disparos – uma na porta e duas na lateral direita, mas nenhum dos ocupantes do carro foi ferido e nada de ilícito foi encontrado com eles. O grupo alegou que não conhecia o autor do ataque.
Garrafas e granadas
Enquanto aguardavam o apoio para socorro, os policiais relataram que foram hostilizados por suspeitos de tráfico de drogas, que arremessaram garrafas contra a equipe.
Os militares reagiram lançando duas granadas não letais — uma de efeito luz e som e outra de efeito lacrimogêneo — para dispersar o grupo.
Após a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os socorristas iniciaram o atendimento ao suspeito, que ainda apresentava sinais vitais, mas acabou morrendo dentro da ambulância.
A arma e as munições apreendidas com Filipe foram encaminhadas à 3ª Delegacia Regional da Serra, onde o caso foi registrado. O Corsa Wind foi liberado pela perícia e levado à sede da 4ª Companhia do 6º BPM, permanecendo à disposição do proprietário.