Polícia Civil em Cachoeiro de Itapemirim
Foto: Divulgação/PCES

Uma criança de 4 anos foi resgatada pela Polícia Militar na noite de sexta-feira (12) após ser encontrada sozinha dentro de um carro em um estacionamento de um shopping no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A criança chorava intensamente, o que chamou a atenção de testemunhas que acionaram a polícia.

Segundo a PM, a equipe fazia patrulhamento de rotina quando recebeu a informação sobre a criança. No local, os militares confirmaram que o menino estava dentro do veículo sozinho, com as portas do automóvel fechadas. Como o carro tinha o teto solar aberto, foi possível retirar a criança de forma segura.

Durante o atendimento, os policiais perceberam que o menino usava uma pulseira de identificação indicando que ele possui Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pais foram localizados no shopping

A ocorrência contou com o apoio da equipe de segurança do shopping, que utilizou o sistema de som para divulgar a placa do veículo na tentativa de localizar os responsáveis. O Conselho Tutelar chegou a ser acionado, mas antes da chegada da equipe, os pais da criança se apresentaram.

Ao Conselho Tutelar, a mãe explicou que deixou o filho no veículo por um instante porque não estava conseguindo falar com o esposo, que estaria em uma das lojas do shopping. Diante da situação, o responsável foi detido e encaminhado à delegacia de Cachoeiro de Itapemirim.

Mãe foi notificada a comparecer ao Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar Regional 1 de Cachoeiro de Itapemirim informou que esteve na delegacia para acompanhar a ocorrência e que os pais e a criança voltaram para casa. A mãe estava com uma outra criança, de colo.

“O Conselho Tutelar resguardou o direito das crianças de não estarem no ambiente da delegacia e notificou a genitora a comparecer à sede do Conselho Tutelar Regional 1 na segunda-feira (15)”, informou por meio de nota.

O conselheiro acrescentou, ainda, que a criança voltou para casa na responsabilidade de um parente próximo e da mãe, que não foi autuada.

Laura Mel*

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Estácio e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Estácio e estagiária do Jornal Folha Vitória.