
Dois irmãos, de 3 e 1 ano, foram resgatados pela Polícia Militar e pelo Conselho Tutelar após denúncia de abandono no bairro Vila Capixaba, em Cariacica. As crianças estavam sozinhas em uma quitinete, em ambiente insalubre, sem acesso a comida ou água.
Os vizinhos relataram que a mãe, de 19 anos, costumava deixar os filhos sozinhos diariamente, das primeiras horas da manhã até o fim da tarde.
Durante esse período, os bebês choravam constantemente. A situação já vinha sendo observada há pelo menos uma semana.
“A gente passa na frente, cinco ou quatro casas depois de distância conseguimos escutar essas crianças chorando. Elas choram bastante. Antes, elas choravam só durante a manhã. Mas, de uma semana para cá, mais ou menos, elas têm chorado o dia todo”, contou uma vizinha, que não quis se identificar.
Os policiais, acompanhados do Conselho Tutelar, foram ao local na manhã de segunda-feira (15). Como a quitinete estava trancada e as crianças gritavam por socorro, a porta precisou ser arrombada.
Dentro do imóvel, segundo a polícia, havia sujeira, fraldas usadas, comida estragada e as crianças estavam sem roupas.
Justificativa da mãe
A mãe não foi encontrada no momento do resgate. Mais tarde, procurou a Delegacia Regional de Cariacica e, no dia seguinte, compareceu ao Conselho Tutelar alegando que havia ido ao supermercado.
O avô materno das crianças informou desconhecer as condições de abandono, embora afirme que, em algumas ocasiões, levava alimentos para os meninos.
Além disso, segundo o Conselho Tutelar, não há registro paterno das crianças na certidão de nascimento.
Os irmãos foram encaminhados para um abrigo da região, onde estão recebendo alimentação e cuidados básicos.
*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/Record.