A Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) apreendeu 88 unidades de drogas durante uma operação de fiscalização de presos do regime semiaberto na noite desta quinta-feira (09). Ao todo, 134 custodiados foram abordados, sendo que um homem foi detido em flagrante.
A 15ª fase da Operação Retorno Ordeiro foi voltada ao controle dos presos que estão no regime semiaberto no seu retorno à unidade prisional. Além dos presos abordados, a PPES fiscalizou três ônibus do Transcol das linhas 901, 904 e 915.
Segundo a Polícia Penal, foram apreendidas 88 unidades de entorpecentes, sendo 35 buchas de maconha e 33 pinos de cocaína. Um preso do regime semiaberto foi conduzido em flagrante para a Delegacia Regional de Cariacica.
A polícia não conseguiu identificar no momento das abordagens quais seriam os presos em posse das drogas, já que os detentos foram primeiro retirados dos ônibus e os entorpecentes foram encontrados nos veículos.
Veja vídeo do flagrante:
A Operação Retorno Ordeiro é uma estratégia permanente da Polícia Penal de fiscalização do retorno dos apenados. O diretor-geral da PPES, José Franco Morais Júnior, destacou a função da fiscalização na prevenção e no controle do sistema prisional para a segurança pública de Viana e do Espírito Santo.
A iniciativa contou com a integração entre forças estaduais e municipais, reunindo 34 policiais penais, seis policiais militares da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (PMES) e quatro agentes da Guarda Municipal de Viana. No total, 44 agentes de segurança e 11 viaturas foram mobilizados.