A Secretaria da Justiça (Sejus) adquiriu 10 drones com tecnologia de ponta, incluindo câmera térmica e medição de radiação infravermelha. A tecnologia será usada para ampliar o monitoramento e apoio operacional nas unidades prisionais do Espírito Santo.
Os novos equipamentos serão usados pela Polícia Penal do Estado (PPES) para as operações de vigilância aérea. O objetivo é ampliar a segurança, a fiscalização e o apoio logístico nos presídios. O investimento na tecnologia foi de R$ 586 mil.
Segundo a Sejus, os drones permitem cobrir áreas restritas e de difícil acesso e facilitam o monitoramento dos perímetros das unidades penitenciárias. Eles também podem ser usados em eventuais ações de recaptura.
Os equipamentos, modelo Matrice 30T, também serão utilizados para monitorar as saídas e entradas dos custodiados nas unidades prisionais, realizar acompanhamento aéreo dos locais de banho de sol e reforçar o serviço de inteligência prisional.
Os drones foram adquiridos por meio do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, o investimento modernização e aumenta a eficiência das ações da PPES.
Estamos investindo em tecnologia de ponta para fortalecer o trabalho da Polícia Penal e otimizar as ações de segurança e inteligência prisional.”
Rafael Pacheco, secretário de Estado da Justiça
A Academia da Polícia Penal (Acadeppen) iniciou neste mês um treinamento voltado para a formação de pilotos do equipamento. Ao todo, 46 policiais penais recebem capacitação técnica.
Câmera térmica e infravermelho
Os novos drones têm câmera térmica capaz de visualizar e medir a radiação infravermelha, emitida por corpos ou objetos, convertendo-a em imagens com cores que indicam diferentes temperaturas. O recurso auxilia o operador de segurança nas missões noturnas.
O equipamento tem autonomia de voo de 41 minutos, com distância de transmissão de 15 quilômetros, além de sistema de detecção de obstáculos. As aeronaves possuem quatro câmeras com diferentes tecnologias de zoom e captura de imagem.