Após uma semana internado devido a um acidente de trânsito no quilômetro 19 da Rodovia do Sol, Vinícius Santiago Barbosa da Silva, de 30 anos, teve a morte cerebral confirmada no último domingo (7), e o caso tem gerado repercussões que envolvem a família da vítima e o outro motorista envolvido na colisão.
O empresário Kevin Almeida da Graça, de 30 anos, que dirigia a BMW envolvida no acidente ocorrido no dia 30 de novembro, afirma que vem sofrendo ameaças de morte por parte de pessoas ligadas à família de Vinícius.
De acordo com a defesa de Kevin, o empresário estava acompanhado da esposa a caminho de Guarapari quando aconteceu o acidente, na altura do bairro Interlagos, em Vila Velha. Mesmo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, era Kevin quem dirigia o veículo envolvido na batida.
“De acordo com informações do meu cliente, ele estava indo à praia, acompanhado de sua esposa. Era um domingo ensolarado, forte, e a esposa dele, no trajeto, se sentiu mal. A esposa dele, habilitada, não estava se sentindo bem, com pressão baixa, reclamou isso para ele. Ele assumiu a direção do veículo naquele momento. Infelizmente, veio acontecer a fatalidade”, disse o advogado de Kevin, Gilbran Federici, em entrevista à TV Vitória.
Carro ficou destruído
O carro atingido pelo empresário ficou destruído. No veículo estavam dois homens e uma criança. Todos ficaram feridos. Vinícius foi sepultado nesta terça-feira (9). O caso ainda é investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito.

De acordo com a defesa de Kevin, ele tem colaborado com as investigações, e a todo momento negou que estivesse em alta velocidade.
“De acordo com o que ele me informou, a velocidade de 80 km por hora estava sendo respeitada no momento do acidente. Totalmente preocupado com essa situação, ele compareceu ao hospital”, alegou o advogado.
Logo após a confirmação da morte de Santiago, a mãe de Vinícius conversou com a TV Vitória. “Ele tirou um pedaço de mim, e eu não quero que lá na frente outra família esteja passando o mesmo que eu estou passando. Essa dor que eu estou passando”, desabafou a mãe, Silvia Barbosa da Silva.
Empresário se mudou após ameaças
De acordo com o advogado, o empresário não é capixaba, mas estava morando em Vila Velha e deixou a cidade logo após o acidente, quando passou a ser ameaçado de morte. Familiares de Kevin também relataram que estão recebendo ameaças. Mesmo morando em outros Estados do Brasil, até os pais teriam recebido ligações ameaçadoras.
Nas redes sociais, Kevin afirmou que recebeu dezenas de mensagens de vários perfis diferentes. Os textos são agressivos, com ameaças de morte explícitas. O advogado apresentou também gravações em áudio.

São ligações e mensagens de voz enviadas via WhatsApp, onde, de acordo com a defesa, pessoas próximas a Santiago diziam que o empresário pagaria com a vida. “Se ele morrer, a culpa é sua, eu vou te caçar até no inferno. Então você dá o seu jeito aí de correr atrás de um hospital melhor, e pagar a cirurgia para ele, entendeu? Porque senão quem vai morrer também vai ser você”, dizem os áudios.
O advogado disse que está montando uma representação criminal sobre as ameaças e que deve apresentá-la à Polícia Civil nesta quinta-feira (11).
O que diz a família de Vinícius
De acordo com a irmã de Vinícius, a família desconhece as ameaças. “Nós, família e amigos do meu irmão que faleceu, queremos justiça. Não é do nosso feitio ameaçar ninguém. Então essas ameaças não são verdadeiras, são fake news, ninguém sabe onde esse infeliz mora. Eu sou irmã, eu estou sofrendo. Se ele realmente está sofrendo ameaças, pode ser de qualquer pessoa, inclusive pessoas desconhecidas”, afirmou.
*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record.