
O pátio do Detran localizado no bairro Porto de Cariacica, em Cariacica, foi invadido por ao menos 17 homens encapuzados e armados na noite de domingo (23). O crime ocorreu pouco depois das 22h, quando os suspeitos entraram pelo portão da frente, renderam o vigilante e um guincheiro que estava no local, e iniciaram o roubo de 12 motos.
Segundo a Polícia Militar, as equipes chegaram rapidamente ao local, cercaram a região e recuperaram nove motos.
Durante a ação, três suspeitos foram localizados: dois adultos, de 23 e 20 anos, identificados como João Vitor de Jesus e Nicolas Matias, e um adolescente de 17. Todos confessaram participação no roubo.
Um morador relatou ter percebido a movimentação incomum, mas só soube do assalto na manhã seguinte.
“Muita gente, mas não deu para identificar quantos. Meu filho me contou pela manhã que houve o assalto. Fiquei na dúvida, porque não é costume”, afirmou.
Os suspeitos levaram 12 motocicletas. Na fuga, ainda do lado de fora do pátio, o bando teria rendido um segundo guincheiro que chegava para trabalhar.
Outro morador presenciou a ação e relatou que viu um homem empurrando uma moto desligada em direção a uma rua sem saída, imaginando ser alguém da vizinhança. Logo depois, percebeu que se tratava de criminosos armados.
Por volta das 10h, eu estava saindo do portão, quando eu vi um rapaz empurrando uma moto, que estava desligada e sem gasolina. Ele estava empurrando a moto em direção à nossa rua, que é sem saída. Achei normal, achei que fosse um morador. Mas logo depois eu me deparei com dois assaltantes em torno do guincho do pátio, abordando ele, querendo pegar algo com ele que estava dentro do carro. Ele estavam armados e encapuzados, e logo depois também foram saindo mais outros assaltantes ali de dentro.
Morador.
Segundo a PM, os dois suspeitos presos tinham passagem pela polícia. João Vitor de Jesus havia deixado a prisão em agosto após quase dois anos detido por furto. Nicolas Matias já tinha sido detido em 2023 por porte ilegal de arma de fogo.
Mais de dez motos recuperadas
Por nota, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) confirmou a ação criminosa e informou que 11 motos já foram recuperadas.
Ainda de acordo com o Detran, informações repassadas pela empresa contratada dão conta de que houve uma primeira tentativa de invasão ao pátio na quinta-feira (20), mas que foi impedida pela equipe de segurança do local.
Além disso, relatou que os pátios contratados são obrigados, por contrato, a terem sistema de videomonitoramento para segurança do local a todo o momento para este tipo de eventualidade.
“Informa, também, que está acompanhando o ocorrido para tomar as devidas medidas contratuais para responsabilizar a empresa, caso tenha havido algum tipo de descumprimento das obrigações acordadas entre as partes, garantindo assim possíveis indenizações, que é responsabilidade das contratadas, após o prazo de 10 dias, no caso de não recuperação de algum veículo”, informou o Detran.
Envolvidos são autuados por roubo
A Polícia Civil informou que os três suspeitos, de 20, 17 e 23 anos, foram conduzidos à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle).
João Vitor e Nicolas foram autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas, com restrição de liberdade das vítimas e com emprego de arma de fogo. Eles também foram autuados por corrupção de menores. Após os procedimentos de praxe, foram encaminhados ao sistema prisional.
O adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas, com restrição de liberdade das vítimas e com emprego de arma de fogo. Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).
O caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).
*Com informações do repórter André Falcão, da TV Vitória/Record.