Polícia

ES fecha julho com o menor número de homicídios desde 1996

O Estado fechou os sete primeiros meses do ano com o menor número de homicídios registrados desde o começo da série histórica

Leitura: 3 Minutos
Reprodução/Governo do ES
Reprodução/Governo do ES

O Espírito Santo fechou os sete primeiros meses do ano com o menor número de homicídios registrados no Estado desde o começo da série histórica, iniciada em 1996. Os dados são do Observatório de Segurança Pública.

De janeiro a julho deste ano, o Espírito Santo registrou 443 assassinatos, contra 526 no mesmo período de 2024. Isso representa uma queda de 15,8% nos casos de homicídios em todo o Estado.

Dados regionais

Durante o mês de julho foram 65 mortes violentas registradas no Estado. No ano passado houve uma diminuição de 29% em comparação ao ano passado, quando 90 pessoas foram assassinadas.

Os dados apontam queda de 13,1% na Região Metropolitana de Vitória, 10,3% no Norte, 24,5% no Sul, 17,5% no Noroeste e 38,7% na Serrana.

Segundo o governador Renato Casagrande (PSB), os bons resultados são fruto de ações coordenadas, como o programa Estado Presente. Além disso, há também outras medidas a serem tomadas, como a implantação dos totens de segurança.

Essa redução de 15% nos homicídios nesse período mostra que o programa Estado Presente em Defesa da Vida tem seguido no caminho certo. E precisamos olhar os detalhes. Também tivemos redução nos homicídios em todas as regiões, mostrando que temos uma política de segurança pensada para todo o Estado

Renato Casagrande, governador do Estado

O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, ressalta o trabalho das forças de segurança.

“Os resultados são de fato muito bons, mas a segurança pública é um desafio que exige muito trabalho. É um trabalho de todo dia. É momento ainda para agradecermos às mulheres e aos homens que estão no dia a dia fazendo um combate sem trégua à criminalidade. E com mais efetivo nas ruas”, disse.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destaca que os trabalhos serão intensificados, em busca de uma redução ainda maior da criminalidade violenta no Espírito Santo.

“Temos conseguido essas reduções sistemáticas desde a implantação do programa Estado Presente. Com certeza vamos em busca de mais quedas e de mais sensação de segurança para a população capixaba. O trabalho de combate ao crime vai aumentar”, reforçou.

Queda no número de feminicídios

Além dos homicídios, os feminicídios, que são assassinatos de mulheres pelo fato de serem mulheres, também tiveram redução.

Ao todo, em 2025, foram registrados 16 casos de janeiro a julho contra 27 no mesmo período do ano passado, representando uma queda de 40,7%.

De acordo com o Mapa da Paz do Observatório da Segurança Pública, a região Metropolitana já está há mais de 60 dias sem registro de feminicídio, sendo somente um caso ocorrido no mês de julho em todo o Espírito Santo.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.