
O mês de agosto foi encerrado com 67 homicídios no Espírito Santo. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) mostram que o Estado mantém no acumulado do ano o melhor resultado da série histórica desde 1996.
Em comparação com o mesmo período de janeiro a agosto do ano passado, são 78 mortes a menos, o que representa uma redução de 13,3% nos casos.
Ainda de acordo com a Sesp, o resultado de agosto deste ano foi o terceiro melhor da série histórica para o mês. Nos anos de 2024 e 2023, agosto terminou com cinco mortes a menos em comparação com este ano.
Entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste, o Espírito Santo contabilizou 510 registros de assassinatos, contra 588 no mesmo período de 2024.
Os homicídios tiveram queda em todas as regiões do Estado, com diminuição nas estatísticas de mortes violentas.
A região Metropolitana tem 9,4% de redução, a Norte 17,3% de queda, o Sul com decréscimo de 21,6%, Noroeste com menos 10% e na região Serrana foram 26,5% de redução de assassinatos.
Segundo o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo lida com um objetivo audacioso, o de se tornar um dos estados mais seguros do país.
Com o fortalecimento das nossas forças de segurança e a intensificação no uso da tecnologia, vamos seguir reduzindo os números para transformar o Espírito Santo em um dos Estados mais seguros do País
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo
“Com o fortalecimento das nossas forças de segurança e a intensificação no uso da tecnologia, vamos seguir reduzindo os números para transformar o Espírito Santo em um dos Estados mais seguros do País”, afirmou.
Municípios sem homicídios
No Espírito Santo, atualmente há 50 municípios que estão há 30 dias sem registrar homicídios.
Dentre estas cidades, Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade da região Sul, terminou o mês de agosto com a marca de 74 dias sem mortes violentas.
Já outros dez municípios não registram assassinatos há mais de um ano, sendo Dores do Rio Preto o recordista absoluto, com 1.204 dias sem homicídios.
O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, a intenção é continuar prevenindo que homicídios sejam cometidos nos 78 municípios do Estado, o que passa por fortalecimento das forças de segurança.
Esse é um caminho sem volta que estamos trilhando. De forma estratégica para melhorar a segurança em nosso Estado. Cachoeiro de Itapemirim está sem mortes violentas há 74 dias. Integração, inteligência e investimentos em segurança pública que permitam a prevenção, combate, investigação e a retirada de criminosos de circulação. Na última semana, mil alunos soldados iniciaram o estágio operacional nas ruas, reforçando a presença do Estado
Ricardo Ferraço, vice-governador
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, é preciso dar respostas aos conflitos entre facções criminosas que disputam territórios no Estado para manter os assassinatos em queda.
“Mesmo com as facções brigando por pontos de venda de drogas, a gente conseguiu reestruturar nosso planejamento e estancar os problemas nas regiões mais problemáticas, como a grande Santa Rita, grande Terra Vermelha e região de Balneário de Carapebus”, relatou.
Queda de feminicídios
Além dos homicídios, os casos de feminicídio também apresentaram queda em relação ao ano passado.
De janeiro a agosto deste ano foram registrados 20 casos, contra 28 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 26,6%.
No geral, os homicídios de mulheres também registram queda, de 21,9%, com 14 casos a menos que em 2024, sendo, em números absolutos, 50 assassinatos em 2025, contra 64 de janeiro a agosto do ano passado, de acordo com a Sesp.