A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar localizada no bairro Campo Verde, em Viana, foi alvo de arrombamento, pichação e um princípio de incêndio.
O vandalismo foi descoberto na segunda-feira (20). Funcionários que trabalham no local perceberam a situação e acionaram a polícia imediatamente.
Uma equipe da Polícia Científica esteve na unidade de ensino para realizar coleta de impressões digitais e outros vestígios, com o objetivo de identificar os responsáveis pelo crime.
De acordo com a polícia, o crime teria ocorrido no último fim de semana. Câmeras de segurança instaladas em áreas próximas à escola serão analisadas para tentar identificar os criminosos.
O crime pode ter acontecido entre a tarde de sexta-feira e a manhã de segunda-feira, pois são nesses horários que a escola fica fechada”.
Ygor Pereira, delegado da Polícia Civil.
Os bandidos que invadiram a escola danificaram grades e cadeados. Também foi registrado um princípio de incêndio, que não chegou a se espalhar pelo interior do prédio, evitando danos maiores à estrutura.
Iniciais de facção criminosa é pichada na parede
Um dos pontos que mais chamou a atenção das autoridades foi a presença de uma pichação com iniciais TCP 3, que fazem referência à facção criminosa Terceiro Comando Puro, ligado ao tráfico de drogas na Grande Vitória.
Os invasores usaram uma lata de tinta que já estava na escola para poder fazer a pichação. “Pode ter sido uma oportunidade porque essa tinta não foi levada para a escola, ela já estava lá”, disse o delegado.

Essa facção criminosa não tem atuação em Viana desde 2021, porque um de seus líderes foi preso. Ela não tem espaço em Viana. Então não acreditamos que tenha sido uma retaliação. Pode ser uma desinformação de outra facção, e também pode ter sido algum ato infracional cometido por um aluno da escola”.
Ygor Pereira, delegado da Polícia Civil.
Em nota, a Prefeitura de Viana informou que aguarda a conclusão dos trabalhos da polícia para adotar as medidas necessárias, incluindo a recuperação dos danos causados à unidade escolar.
Atualmente, a escola cívico-militar está em período de férias. O retorno das aulas está previsto para o dia 5 de fevereiro, e, segundo a administração municipal, o funcionamento da unidade não será comprometido.
*Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/Record
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel