Instituto Federal do Espírito Santo Ifes campus de Venda Nova do Imigrante
Foto: Divulgação/Ifes

Um grupo de estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Venda Nova do Imigrante, é suspeito de cometer ataques de injúria racial contra uma entregadora de panfletos nos arredores da instituição de ensino.

De acordo com uma testemunha, o grupo de cerca de 15 alunos, tanto meninas quanto meninos, abordaram a trabalhadora com comentários ofensivos. Os alunos teriam proferido ofensas relacionadas ao trabalho e à cor da pele da vítima.

A mulher contou que estava entregando panfletos no horário de saída dos alunos do turno da manhã, na última segunda-feira (24), para divulgar um evento para noivas e debutantes. Ela explicava às pessoas do que se tratava. Segundo ela, o grupo se aproximou e começou a ofendê-la.

O grupo veio e falou: ‘não quero essa m* de papel, só poderia ser uma negra entregando isso mesmo’. Uma menina falou: ‘pra que quero isso? Pra perder meu tempo de ter que jogar isso no lixo, pois não quero casar e nem vou me formar agora, sua tonta'”.

Entregadora de pánfletos

A vítima se afastou do local após as ofensas dos alunos e disse que não reagiu no momento para evitar uma confusão maior: “Vi que as coisas iriam ficar chatas e atravessei. Sou bem resolvida com a minha cor e amo ser negra. Só estava trabalhando”.

Ifes confirma o caso e repudia ofensas

Em nota, o Ifes de Venda Nova do Imigrante confirmou o ocorrido e repudiou a atitude dos estudantes, o que chamou de “ofensas inaceitáveis”.

O instituto afirmou que, mesmo que o caso tenha ocorrido fora do campus, irá apurar os acontecimentos.

Veja a nota completa do Ifes:

O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Venda Nova do Imigrante vem a público manifestar seu mais profundo repúdio ao episódio de injúria racial ocorrido nas proximidades de nossas dependências no início da tarde de ontem (24/11). Uma trabalhadora que entregava panfletos foi alvo de ofensas inaceitáveis por parte de indivíduos que, ao que tudo indica, são estudantes da instituição.

O Ifes condena, de forma veemente, quaisquer atos de preconceito, discriminação ou violência que atentem contra a dignidade humana e os valores que norteiam nossa instituição.

Temos uma trajetória sólida de promoção da diversidade, da equidade e da defesa da dignidade humana. Contamos com núcleos, projetos e ações permanentes de combate ao racismo e a todas as formas de preconceito. Trabalhamos para formar profissionais, que não compactuam com violência racial, discriminação ou qualquer prática que fira a integridade de alguém.

Reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade, do respeito e da valorização da diversidade em todos os nossos espaços. Ainda que o fato tenha ocorrido fora do ambiente institucional, informamos que os acontecimentos serão devidamente apurados.

Não compactuamos com atitudes que contrariem nossos princípios institucionais e reforçamos que o Ifes seguirá empenhado na promoção de ações educativas, preventivas e de enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.