Um print divulgado pela Polícia Civil revela o batizado do traficante Stanley dos Santos da Silva, mais conhecido como Nego Stanley, no Primeiro Comando de Vitória (PCV). A facção atua no bairro Alecrim e coordena ações contra grupos rivais.
O ataque a tiros que matou a estudante Sophia Vial, de 15 anos, e a manicure Andressa Conceição, 31 anos, teria sido motivado pela guerra das facções envolvendo o Primeiro Comando de Vitória (PCV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).
O adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Cleudes Junior, disse que Nego Stanley anteriormente fazia parte do TCP, entretanto, acabou expulso e foi para o Espírito Santo.
No Estado capixaba, Stanley começou a se aproximar do PCV por estar sem nenhum grupo próximo. Ele também afirma que se recebesse abrigo, iria entrar na facção.
Ele estava decretado do TCP, que inclusive tem a foto dele e depois, um possível print de um grupo de WhatsApp, dando as boas-vindas para ele num grupo do PCV. Falando: Ó, Pingo d’Água agora é PCV.”
Delegado Cleudes Junior
A partir da mudança, o delegado explica que Nego Stanley começa a cooptar outros antigos aliados do TCP que estavam no Beco do Alemão e no Pingo d’Água com promessas de armas e patentes mais altas.
“Ele chega nos antigos aliados dele que estavam no Beco do Alemão e no Pingo d’Água, falando: ‘Agora sou PCV, você era subordinado a mim, vem para cá que vou te dar uma patente mais alta aqui no PCV, eu vou te dar a arma, eu vou te dar carro'”.
Diante da ajuda dos integrantes do TCP que também viraram a casaca com Stanley, os integrantes dominam a região do Beco do Alemão e do Pingo d’Água.
Nego Stanley esteve em outras investigações
Conforme noticiado pelo Folha Vitória, Nego Stanley já esteve no centro de outras investigações. Em novembro de 2014, ele foi preso no bairro Cobilândia, em Vila Velha, junto com Rodrigo de Almeida Silva, o “Jabalau”, e Jhonathan Pereira dos Santos. O trio foi acusado de envolvimento em assassinatos ocorridos na região de Santa Rita.
Na época, Stanley e Rodrigo foram apontados como suspeitos de matar o adolescente Alan Barbosa Couto, de 16 anos, conhecido como “Sapo”. O crime ocorreu dias antes, após o roubo de um carro no bairro Alecrim e uma tentativa de homicídio em Ataíde.
Líder de facção em Vila Velha dá ordens de presídio na Bahia
Durante a coletiva também foi detalhado que os ataques na região são ordenados por Doglas Souza Lopes, de 32 anos, conhecido como “Tio Chico”. As ordens são repassadas diretamente de um presídio na Bahia, onde ele cumpre uma condenação de 26 anos.
Temos a informação de que nesse presídio ele tem acesso aos celulares e ele está fomentando esses ataque facilmente de lá. Ele está condenado por 26 anos de reclusão por homicídio, está preso na Bahia.“
Delegado Cleudes Junior
O delegado também descreve que a Guarda Municipal de Vila Velha conseguiu apreender três fuzis com bandoleiras da “Tropa do Pirata”. “Em referência ao grupo ligado ao Tio Chico”.
Guerra do tráfico na “Faixa de Gaza”
A região 3 de Vila Velha, que inclui bairros como Santa Rita, Primeiro de Maio, Zumbi dos Palmares e outros, vive uma escalada de violência causada pela disputa entre as facções Primeiro Comando de Vitória (PCV) e Terceiro Comando Puro (TCP).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os confrontos chegaram a um ponto em que as quadrilhas disputam rua por rua.
A área entre Santa Rita e Primeiro de Maio é conhecida como “Faixa de Gaza” devido aos constantes tiroteios. Em julho deste ano, o trabalhador terceirizado da EDP Luciano Souza Andrade, de 41 anos, morreu após ser atingido por uma bala perdida enquanto realizava manutenção em um poste no bairro Zumbi dos Palmares.