Polícia

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Dores do Rio Preto é de Jonas do Amaral

Corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição na localidade de Forquilha do Rio, no dia 23 de março

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Dores do Rio Preto é de Jonas do Amaral Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Dores do Rio Preto é de Jonas do Amaral Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Dores do Rio Preto é de Jonas do Amaral Exame de DNA confirma que corpo encontrado em Dores do Rio Preto é de Jonas do Amaral
Foto: Reprodução
Corpo de Jonas foi encontrado próximo a um cafezal na localidade de Forquilha do Rio

A Polícia Civil confirmou que o corpo encontrado na localidade de Forquilha do Rio, em Dores do Rio Preto, na região do Caparaó, no dia 23 de março, é do vendedor Jonas do Amaral. Ele é acusado de espancar e torturar a namorada Jane Cherubim, no dia 4 de março. A identificação do corpo se deu por meio do exame de DNA, cujo resultado foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (05).

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia de Dores do Rio Preto, delegado José Maria Martins Simão, o resultado do exame saiu antes do prazo previsto, que era de 30 dias. O material genético dos familiares de Jonas foram coletados no último dia 26.

Na última terça-feira (02), a Polícia Civil divulgou o resultado do laudo cadavérico, que apontou como causa da morte asfixia mecânica por constrição do pescoço. O exame apontou que não foi evidenciado no corpo qualquer sinal ou vestígio de ação violenta. Por causa disso, o caso está sendo tratado pela polícia como suicídio.

Encontro do corpo

O corpo de Jonas do Amaral foi encontrado próximo a um cafezal e encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a Polícia Civil, o cadáver já se encontrava em estado avançado de decomposição.

Na ocasião, familiares de Jonas foram até o local e reconheceram o corpo como sendo do vendedor. Eles alegaram que as roupas encontradas junto ao cadáver eram as mesmas que Jonas usava no dia em que agrediu Jane Cherubim e desapareceu.

O caso

Jane Cherubim da Silva, de 36 anos, e o namorado, Jonas do Amaral, de 34, trabalhavam no bar de um familiar de Jane, em Dores do Rio Preto, na madrugada do dia 4 de março. Na hora de irem embora, os dois teriam tido uma discussão. 

Segundo a família da vítima, Jane foi torturada e espancada por Jonas e largada às margens de uma rodovia, na altura de Forquilha do Rio. A vítima foi localizada por dois irmãos dela, que a encontraram desacordada e seminua. Eles contaram que, quando encontraram a irmã, pensaram que ela estava morta. 

Jane foi socorrida e levada para a Casa de Caridade de Carangola, em Minas Gerais, onde permaneceu por cerca de seis dias. Ela deixou o hospital no dia 10, acompanhada de familiares.

Após o crime, a família de Jonas afirmou que não tinha notícias sobre o paradeiro do vendedor. A Justiça chegou a expedir um mandado de prisão contra o suspeito por tentativa de feminicídio. Desde então, ele vinha sendo procurado pelas polícias civis do Espírito Santo e de Minas Gerais.